Samyutta Nikaya XII.39

Cetana Sutta

Volio

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Em Savatthi. Bhikkhus, aquilo que algum intenciona, aquilo que algum planeja e aquilo que algum tenha como tendncia subjacente: isto se torna uma base para a manuteno da conscincia. Quando h uma base, haver um suporte para o estabelecimento da conscincia. Quando a conscincia se estabelece e cresce, a mentalidade-materialidade (nome e forma) estabelecida. Com a mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos surgem; com as seis bases dos sentidos como condio, o contato surge; com o contato como condio, a sensao ... desejo ... apego ... ser/existir ... nascimento; com o nascimento como condio, o envelhecimento e morte, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Se, bhikkhus, algum no intenciona, algum no planeja, mas ainda tem como tendncia subjacente, isto se torna uma base para a manuteno da conscincia. Quando h uma base, haver um suporte para o estabelecimento da conscincia ... Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Mas, bhikkhus, quando algum no intenciona, algum no planeja e no tem como tendncia subjacente, nenhuma base existe para a manuteno da conscincia. Quando no h uma base, no haver suporte para o estabelecimento da conscincia. Quando a conscincia no se estabelece e no cresce, no h o estabelecimento da mentalidade-materialidade (nome e forma). Com a cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) ocorre a cessao das seis bases dos sentidos ... Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento."

 


Veja tambm o AN VII.11

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 27 Julho 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.