Samyutta Nikaya XII.26
Upavana Sutta
Upavana
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Em
Savatthi. Então o Venerável Upavana se aproximou do Abençoado e depois de
cumprimentá-lo, sentou a um lado e disse:
"Venerável
senhor, alguns contemplativos e brâmanes afirmam que o sofrimento é criado pela
própria pessoa, alguns contemplativos e brâmanes afirmam que o sofrimento é
criado pelos outros; alguns contemplativos e brâmanes afirmam que o sofrimento
é criado tanto pela própria pessoa como pelos outros; alguns contemplativos e
brâmanes afirmam que o sofrimento surge ao acaso sem ser criado pela própria
pessoa e tampouco pelos outros. Agora, venerável senhor, o que o Abençoado diz
acerca disso? O que ele ensina? Como deveríamos responder se fôssemos dizer
aquilo que foi dito pelo Abençoado sem deturpá-lo com algo contrário aos fatos?
E como deveríamos explicar de acordo com o Dhamma, de tal modo que nada que dê
margem à censura possa com legitimidade ser deduzido da nossa declaração?”
“Upavana,
eu disse que o sofrimento tem origem dependente. Dependente do que? Dependente
do contato. Se alguém dissesse isso estaria falando o que foi dito por mim e
não estaria me deturpando com algo contrário aos fatos; estaria explicando de
acordo com o Dhamma, de tal modo que nada que dê margem à censura possa com
legitimidade ser deduzido da sua declaração.
“Nesse
sentido, Upavana, no caso dos contemplativos e brâmanes que afirmam que o
sofrimento é criado pela própria pessoa, e aqueles que afirmam que o sofrimento
é criado pelos outros, e aqueles que afirmam que o sofrimento é criado tanto
pela própria pessoa como pelos outros, e aqueles que afirmam que o sofrimento surge ao acaso sem ser criado
pela própria pessoa e tampouco pelos outros – em cada um desses casos, o
sofrimento é condicionado pelo contato.
“Nesse
sentido, Upavana, no caso dos contemplativos e brâmanes que afirmam que o
sofrimento é criado pela própria pessoa, e aqueles que afirmam que o sofrimento
é criado pelos outros, e aqueles que afirmam que o sofrimento é criado tanto
pela própria pessoa como pelos outros, e aqueles que afirmam que o sofrimento surge ao acaso sem ser
criado pela própria pessoa e tampouco pelos outros – em cada um desses casos, é
impossível que eles experimentem [qualquer coisa] sem o contato.”
Revisado: 4 Setembro 2004
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