Samyutta Nikaya XII.20
Paccaya Sutta
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Em
Savathi.”Bhikkhus, eu ensinarei para vocês a origem dependente e os fenômenos
com origem dependente. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.”
– “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o
seguinte::
“O que,
bhikkhus, é origem dependente? Do nascimento como condição surge o
envelhecimento e morte. Havendo ou não o surgimento de um Tathagata
essa propriedade se mantém – essa regularidade do Dhamma, essa ordenação do
Dhamma, essa condicionalidade isto/aquilo. O Tathagata desperta de forma direta
para isso, penetra isso. Despertando de forma direta e penetrando isso, ele o
explica, ensina, proclama, estabelece, revela, analisa, elucida. E ele diz,
‘Vejam, bhikkhus, do nascimento como condição, o envelhecimento e morte
[surge].
“Do
ser/existir como condição, o nascimento…
“Do apego
como condição, o ser/existir…
“Do desejo
como condição, o apego…
“Da
sensação como condição, o desejo…
“Do contato
como condição, a sensação…
“Das seis
bases dos sentidos como condição, o contato…
“Da
mentalidade-materialidade (nome e forma) como condição, as seis bases dos sentidos…
“Da
consciência como condição, a mentalidade-materialidade (nome e forma)…
“Das
formações volitivas como condição, a consciência…
“Da
ignorância como condição, as formações volitivas. Havendo ou não o surgimento de um
Tathagata essa propriedade se mantém – essa regularidade do Dhamma, essa
ordenação do Dhamma, essa condicionalidade isto/aquilo. O Tathagata desperta de
forma direta para isso, penetra isso. Despertando de forma direta e penetrando
isso, ele o explica, ensina, proclama, estabelece, revela, analisa,
elucida. E ele diz, ‘Vejam, bhikkhus,
da ignorância como condição, as formações volitivas.’
“Portanto,
bhikkhus, a realidade disso, a infalibilidade, o que não é de outra forma, a
condicionalidade isto/aquilo: a isto se chama origem dependente.
“E o que,
bhikkhus, são fenômenos com origem dependente? Envelhecimento e morte são
fenômenos com origem dependente: impermanentes, condicionados, com origem
dependente, sujeitos à destruição, ao desaparecimento, à cessação.
“
Nascimento é um fenômeno com origem dependente…
“
Ser/existir é um fenômeno com origem dependente…
“ Apego é
um fenômeno com origem dependente…
“ Desejo é
um fenômeno com origem dependente…
“ Sensação
é um fenômeno com origem dependente…
“ Contato é
um fenômeno com origem dependente…
“ As seis
bases dos sentidos são um fenômeno com origem dependente…
“
Mentalidade-materialidade (nome e forma) é um fenômeno com origem dependente…
“
Consciência é um fenômeno com origem dependente…
“ Formações volitivas
são um fenômeno com origem dependente…
“
Ignorância é um fenômeno com origem dependente: impermanente, condicionado, com
origem dependente, sujeito à destruição, ao desaparecimento, à cessação. Esses
são chamados os fenômenos com origem dependente.
“Quando um
nobre discípulo viu bem, com correta sabedoria, essa origem dependente e esses
fenômenos com origem dependente, da forma como eles na verdade são, não é
possível que ele regresse ao passado, pensando, ‘Eu existi no passado? Não
existi no passado? O que fui no passado? Como eu era no passado? Tendo sido
que, no que me tornei no passado? Existirei no futuro? Não existirei no futuro?
O que serei no futuro? Como serei no futuro? Tendo sido que, no que me tornarei
no futuro?’ ou que ele esteja no seu íntimo perplexo acerca do presente: ‘Eu
sou? Eu não sou? O que sou? Como sou? De onde veio este ser? Para onde irá?’
Isso não é possível. Por que isso? Porque um nobre discípulo viu bem, com
correta sabedoria, essa origem dependente e esses fenômenos com origem
dependente, da forma como eles na verdade são.
Revisado: 4 Setembro 2004
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