Samyutta Nikaya XII.12
Moliyaphagguna Sutta
Moliyaphagguna
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Em
Savatthi. “Bhikkhus, existem esses quatro tipos de alimentos para a manutenção
dos seres que já nasceram e para o sustento daqueles que estão em busca de um
nascimento. Quais quatro? O alimento comida, grosseira ou sutil, o contato como
o segundo, a volição mental como o terceiro e a consciência como o quarto.
Estes são os quatro tipos de alimento para a manutenção dos seres que já
nasceram e para o sustento daqueles que estão buscando o nascimento.
Quando isso
foi dito, o venerável Moliyaphagguna disse para o Abençoado: “Venerável senhor,
quem consome o alimento consciência?”
“Essa não é
uma pergunta válida,” o Abençoado respondeu. “Eu não digo ‘alguém consome.’ Se
eu dissesse ‘alguém consome,’ então nesse caso esta seria uma pergunta válida:
‘Venerável senhor, quem consome?’ Mas eu não falo dessa forma. Visto que não
falo dessa forma, se alguém me perguntar, ‘Venerável senhor, para que o
alimento consciência [é uma condição]?’ essa seria uma pergunta válida. A
resposta válida a essa pergunta é: ‘O alimento consciência é uma condição para
a produção de uma renovada existência futura. Quando há aquilo que foi gerado,
as seis bases dos sentidos são geradas; com as seis bases dos sentidos como
condição, surge o contato.’”
“Venerável
senhor, quem realiza o contato?”
“Essa não é
uma pergunta válida,” o Abençoado respondeu. “Eu não digo ‘alguém realiza o
contato.’ Se eu dissesse ‘alguém realiza o contato,’ então nesse caso esta
seria uma pergunta válida: ‘Venerável senhor, quem realiza o contato?’ Mas eu
não falo dessa forma. Visto que não falo dessa forma, se alguém me perguntar,
‘Venerável senhor, com o que como condição o contato [surge]?’ essa seria uma
pergunta válida. A resposta válida a essa pergunta é: ‘Com as seis bases como
condição, o contato [surge]; com o contato como condição, a sensação.’”
“Venerável
senhor, quem sente?”
“Essa não é
uma pergunta válida,” o Abençoado respondeu. “Eu não digo ‘alguém sente.’ Se eu
dissesse ‘alguém sente,’ então nesse caso esta seria uma pergunta válida:
‘Venerável senhor, quem sente?’ Mas eu não falo dessa forma. Visto que não falo
dessa forma, se alguém me perguntar, ‘Venerável senhor, com o que como condição
a sensação [surge]?’ essa seria uma pergunta válida. A resposta válida a essa
pergunta é: ‘Com o contato como condição, a sensação [surge]; com a sensação
como condição, o desejo.’”
“Venerável
senhor, quem deseja?”
“Essa não é
uma pergunta válida,” o Abençoado respondeu. “Eu não digo ‘alguém deseja.’ Se
eu dissesse ‘alguém deseja,’ então nesse caso esta seria uma pergunta válida:
‘Venerável senhor, quem deseja?’ Mas eu não falo dessa forma. Visto que não
falo dessa forma, se alguém me perguntar, ‘Venerável senhor, com o que como
condição o desejo [surge]?’ essa seria uma pergunta válida. A resposta válida a
essa pergunta é: ‘Com a sensação como condição, o desejo [surge]; com o desejo
como condição, o apego; com o apego como condição, o ser/existir. Essa é a
origem de toda essa massa de sofrimento.’”
“Mas,
Phagguna, do desaparecimento e cessação sem deixar vestígios dessa mesma
ignorância cessam as formações volitivas. Da cessação das formações volitivas
cessa a consciência. Da cessação da consciência cessa a
mentalidade-materialidade (nome e forma). Da cessação da mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as
seis bases dos sentidos. Da cessação das seis bases dos sentidos cessa o
contato. Da cessação do contato cessa a sensação. Da cessação da sensação cessa
o desejo. Da cessação do desejo cessa o apego. Da cessação do apego cessa o
ser/existir. Da cessação do ser/existir cessa o nascimento. Da cessação do
nascimento, então o envelhecimento e morte, tristeza, lamentação, dor, angústia
e desespero, tudo cessa. Essa é a cessação de toda essa massa de sofrimento.”
Revisado: 4 Setembro 2004
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.