Samyutta Nikaya XII.12

Moliyaphagguna Sutta

Moliyaphagguna

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Em Savatthi. Bhikkhus, existem esses quatro tipos de alimentos para a manuteno dos seres que j nasceram e para o sustento daqueles que esto em busca de um nascimento. Quais quatro? O alimento comida, grosseira ou sutil, o contato como o segundo, a volio mental como o terceiro e a conscincia como o quarto. Estes so os quatro tipos de alimento para a manuteno dos seres que j nasceram e para o sustento daqueles que esto buscando o nascimento.

Quando isso foi dito, o venervel Moliyaphagguna disse para o Abenoado: Venervel senhor, quem consome o alimento conscincia?

Essa no uma pergunta vlida, o Abenoado respondeu. Eu no digo algum consome. Se eu dissesse algum consome, ento nesse caso esta seria uma pergunta vlida: Venervel senhor, quem consome? Mas eu no falo dessa forma. Visto que no falo dessa forma, se algum me perguntar, Venervel senhor, para que o alimento conscincia [ uma condio]? essa seria uma pergunta vlida. A resposta vlida a essa pergunta : O alimento conscincia uma condio para a produo de uma renovada existncia futura. Quando h aquilo que foi gerado, as seis bases dos sentidos so geradas; com as seis bases dos sentidos como condio, surge o contato.

Venervel senhor, quem realiza o contato?

Essa no uma pergunta vlida, o Abenoado respondeu. Eu no digo algum realiza o contato. Se eu dissesse algum realiza o contato, ento nesse caso esta seria uma pergunta vlida: Venervel senhor, quem realiza o contato? Mas eu no falo dessa forma. Visto que no falo dessa forma, se algum me perguntar, Venervel senhor, com o que como condio o contato [surge]? essa seria uma pergunta vlida. A resposta vlida a essa pergunta : Com as seis bases como condio, o contato [surge]; com o contato como condio, a sensao.

Venervel senhor, quem sente?

Essa no uma pergunta vlida, o Abenoado respondeu. Eu no digo algum sente. Se eu dissesse algum sente, ento nesse caso esta seria uma pergunta vlida: Venervel senhor, quem sente? Mas eu no falo dessa forma. Visto que no falo dessa forma, se algum me perguntar, Venervel senhor, com o que como condio a sensao [surge]? essa seria uma pergunta vlida. A resposta vlida a essa pergunta : Com o contato como condio, a sensao [surge]; com a sensao como condio, o desejo.

Venervel senhor, quem deseja?

Essa no uma pergunta vlida, o Abenoado respondeu. Eu no digo algum deseja. Se eu dissesse algum deseja, ento nesse caso esta seria uma pergunta vlida: Venervel senhor, quem deseja? Mas eu no falo dessa forma. Visto que no falo dessa forma, se algum me perguntar, Venervel senhor, com o que como condio o desejo [surge]? essa seria uma pergunta vlida. A resposta vlida a essa pergunta : Com a sensao como condio, o desejo [surge]; com o desejo como condio, o apego; com o apego como condio, o ser/existir. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Mas, Phagguna, do desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia cessam as formaes volitivas. Da cessao das formaes volitivas cessa a conscincia. Da cessao da conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as seis bases dos sentidos. Da cessao das seis bases dos sentidos cessa o contato. Da cessao do contato cessa a sensao. Da cessao da sensao cessa o desejo. Da cessao do desejo cessa o apego. Da cessao do apego cessa o ser/existir. Da cessao do ser/existir cessa o nascimento. Da cessao do nascimento, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

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