Samyutta Nikaya VII.2
Akkosa Sutta
Abuso
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Em certa
ocasião, o Abençoado estava em Rajagaha,
no Bambual, no Santuário dos Esquilos. O brâmane Akkosaka Bharadvaja, Bharadvaja
o Abusivo, ouviu: “Dizem que um brâmane do clã Bharadvaja deixou a vida em
família e seguiu a vida santa sob o contemplativo Gotama.” Furioso e desgostoso
ele foi até o Abençoado e abusou dele e o insultou com palavras grosseiras e
rudes.
Quando ele
terminou de falar, o Abençoado lhe disse: “O que você pensa, brâmane? Os seus
amigos e colegas, pares e parentes, bem como convidados vêm visitá-lo?”
“Algumas
vezes eles vêm me visitar, Mestre Gotama.”
“Você então
lhes oferece algo de comer ou uma refeição ou um aperitivo?”
“Algumas
vezes ofereço, Mestre Gotama.”
“Mas se
eles não aceitarem isso de você, a quem pertence a comida?”
“Se eles
não aceitarem aquilo de mim, então a comida ainda nos pertence.”
“Da mesma
forma, brâmane, nós – que não abusamos de ninguém, que não berramos com
ninguém, que não censuramos ninguém com grosserias – recusamo-nos a aceitar de
você o abuso e insulto e censura que você fez desencadear sobre nós. Isso ainda
lhe pertence, brâmane! Isso ainda lhe pertence, brâmane!
“Brâmane,
aquele que abusa quem o abusa, que insulta quem o insulta, que censura com
grosserias quem o censura com grosserias – diz-se que ele comparte da refeição,
realizou uma permuta. Mas nós não compartimos da sua refeição; nós não
realizamos uma permuta. Isso ainda lhe pertence, brâmane! Isso ainda lhe
pertence, brâmane!”
“O rei e a
sua corte entendem que o contemplativo Gotama é um arahant, no entanto o Mestre
Gotama ainda fica enraivecido.” [1]
“Como pode a raiva surgir naquele que eliminou a raiva,
naquele que é domado e tem um modo de vida virtuoso,
naquele que é libertado através do perfeito conhecimento,
naquele que é firme e que permanece em paz?
“Quem retribui a um homem enraivecido com a raiva
desse modo faz com que as coisas piorem para ele mesmo.
Não repagando a raiva com a raiva,
ele sai vitorioso numa batalha difícil de ser vencida.
“Ele pratica para o bem estar de ambos -
dele mesmo e dos outros -
quando, sabendo que o seu oponente está enraivecido,
ele com atenção plena se mantém em paz.
“Alcançando a cura para ambos -
dele mesmo e dos outros -
as pessoas que o consideram um tolo
desconhecem o Dhamma.”
Quando isso
foi dito, o brâmane Akkosaka Bharadvaja disse para o Abençoado: “Magnífico, Mestre Gotama! Magnífico, Mestre
Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de várias formas, como se tivesse
colocado em pé o que estava de cabeça para baixo, revelasse o que estava
escondido, mostrasse o caminho para alguém que estivesse perdido ou segurasse
uma lâmpada no escuro para aqueles que possuem visão pudessem ver as formas. Nós
buscamos refúgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que eu
possa receber a admissão na vida santa sob o Mestre Gotama, que eu possa
receber a admissão completa”
Então, o
brâmane do clã Bharadvaja recebeu a admissão na vida santa sob o Mestre Gotama,
e ele recebeu a admissão completa. Permanecendo só, isolado, diligente, ardente
e decidido, em pouco tempo, ele alcançou e permaneceu no objetivo supremo da
vida santa pelo qual membros de um clã deixam a vida em família pela vida
santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora, ele soube: “O
nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi
feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.” E assim o Venerável Bharadvaja
tornou-se mais um dos Arahants.
Notas:
[1] Ele havia ouvido que os profetas impõem uma maldição quando ficam
enraivecidos, assim quando o Buda disse “Isso ainda lhe pertence, brâmane!” ele
ficou amedrontado, pensando, “Parece que o contemplativo Gotama está lançando
uma maldição sobre mim.” [Retorna]
Revisado: 5 Fevereiro 2005
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