Samyutta Nikaya LVI.44
Kutagara Sutta
A Casa com Cumeeira
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“Bhikkhus,
se alguém dissesse o seguinte: ‘Sem ter penetrado a nobre verdade do sofrimento
como ela na verdade é, sem ter penetrado a nobre verdade da origem do
sofrimento como ela na verdade é, sem ter penetrado a nobre verdade da cessação
do sofrimento como ela na verdade é, sem ter penetrado a nobre verdade do
caminho que conduz à cessação do sofrimento como ela na verdade é, eu darei um
fim completo ao sofrimento’ – isso é impossível.
“Como,
bhikkhus, se alguém dissesse o seguinte: ‘Sem ter construído o andar térreo de
uma casa com cumeeira, eu irei construir o andar superior,’ isso seria
impossível; da mesma forma, se alguém
dissesse o seguinte: ‘Sem ter penetrado a nobre verdade do sofrimento como ela
na verdade é ... eu darei um fim completo ao sofrimento’ – isso é impossível.
“Mas,
bhikkhus, se alguém dissesse o seguinte: ‘Tendo penetrado a nobre verdade do
sofrimento como ela na verdade é, tendo penetrado a nobre verdade da origem do
sofrimento como ela na verdade é, tendo penetrado a nobre verdade da cessação
do sofrimento como ela na verdade é, tendo penetrado a nobre verdade do caminho
que conduz à cessação do sofrimento como ela na verdade é, eu darei um fim
completo ao sofrimento’ – isso é possível..
“Como,
bhikkhus, se alguém dissesse o seguinte: ‘Tendo construído o andar térreo de
uma casa com cumeeira, eu irei construir o andar superior,’ isso seria
possível; da mesma forma, se alguém
dissesse o seguinte: ‘Tendo penetrado a nobre verdade do sofrimento como ela na
verdade é ... eu darei um fim completo ao sofrimento’ – isso é possível.
“Portanto,
bhikkhus, um esforço deve ser feito para compreender: ‘Isto é sofrimento.’ Um
esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ Um
esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ Um
esforço deve ser feito para compreender: ‘Este é o caminho que conduz à
cessação do sofrimento.’”
Revisado: 16 Abril 2005
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