Samyutta Nikaya LVI.13
Khandha Sutta
Agregados
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“Bhikkhus,
há essas Quatro Nobres Verdades. Quais quatro? A nobre verdade do sofrimento, a
nobre verdade da origem do sofrimento, a nobre verdade da cessação do
sofrimento, a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento.
“E qual,
bhikkhus, é a nobre verdade do sofrimento? Deve ser dito: os cinco agregados
influenciados pelo apego, isto é, o agregado da forma influenciado pelo apego,
o agregado da sensação influenciado pelo apego, o agregado da percepção influenciado pelo apego, o agregado das formações influenciado pelo apego, o agregado da consciência influenciado pelo apego. Isso é chamado a nobre
verdade do sofrimento.
“E qual,
bhikkhus, é a nobre verdade da origem do sofrimento? É este desejo que conduz a
uma renovada existência, acompanhado
pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos
prazeres sensuais, o desejo por ser/existir,
o desejo por não ser/existir. Isso é chamado a nobre verdade da origem
do sofrimento
“E qual,
bhikkhus, é a nobre verdade da cessação do sofrimento? É o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, abrir mão, descartar, libertar-se, despegar desse mesmo desejo. Isso é chamado a nobre verdade da
cessação do sofrimento.
“E qual,
bhikkhus, é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento? É este
Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento
correto, palavra correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto,
atenção plena correta, concentração correta. . Isso é chamado a nobre verdade
do caminho que conduz à cessação do sofrimento
“Essas,
bhikkhus, são as Quatro Nobres Verdades.
“Portanto,
bhikkhus, o esforço deve ser feito para compreender: ‘Isto é sofrimento.’ O
esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ O
esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ O
esforço deve ser feito para compreender: ‘Este é o caminho que conduz à
cessação do sofrimento.’”
Revisado: 16 Abril 2005
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