Samyutta Nikaya LIV.9

Vesali Sutta

Em Vesali

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Assim ouvi. Em certa ocasio, o Abenoado estava em Vesali na Grande Floresta no Salo com um pico na cumeeira. Agora, naquela ocasio o Abenoado estava discursando para os bhikkhus sobre vrios tipos de coisas repulsivas, estava falando em louvor das coisas repulsivas, estava falando em louvor do desenvolvimento da meditao das coisas repulsivas. [1] Ento o Abenoado se dirigiu aos bhikkhus da seguinte forma:

Bhikkhus, eu quero estar em retiro por meio ms. Eu no devo ser abordado por ningum exceto aquele que me traz a comida esmolada.

Sim, venervel senhor, aqueles bhikkhus responderam e ningum se aproximou do Abenoado exceto aquele que lhe levou a comida esmolada.

Ento, aqueles bhikkhus pensando: O Abenoado discursou sobre vrios tipos de coisas repulsivas, falou em louvor das coisas repulsivas, falou em louvor do desenvolvimento da meditao das coisas repulsivas, permaneceram dedicados ao desenvolvimento da meditao das coisas repulsivas nos seus muitos aspectos e fatores. Sentido repulsa, vergonha e nojo deste corpo, eles foram em busca de um assassino. Num dia, dez bhikkhus usaram a faca ou num dia, vinte ou trinta bhikkhus usaram a faca. [2]

Ento, quando havia passado meio ms, o Abenoado emergiu do seu isolamento e se dirigiu ao Venervel Ananda: Porque, Ananda, a Sangha dos bhikkhus parece estar to diminuda?

Venervel senhor, porque o Abenoado discursou sobre vrios tipos de coisas repulsivas, falou em louvor das coisas repulsivas, falou em louvor do desenvolvimento da meditao das coisas repulsivas e aqueles bhikkhus pensando: O Abenoado discursou sobre vrios tipos de coisas repulsivas, falou em louvor das coisas repulsivas, falou em louvor do desenvolvimento da meditao das coisas repulsivas, permaneceram dedicados ao desenvolvimento da meditao das coisas repulsivas nos seus muitos aspectos e fatores. Sentindo repulsa, vergonha e nojo deste corpo, eles foram em busca de um assassino. Num dia, dez bhikkhus usaram a faca ou num dia, vinte ou trinta bhikkhus usaram a faca. Seria bom, venervel senhor, se o Abenoado explicasse um outro mtodo de modo que esta sangha dos bhikkhus possa se estabelecer no conhecimento supremo.

Bem ento, Ananda, rena no salo de assemblias todos os bhikkhus que esto vivendo em Vesali.

Sim, venervel senhor, o Venervel Ananda respondeu e ele reuniu no salo de assemblias todos os bhikkhus que estavam vivendo em Vesali, tantos quantos havia. Ento ele foi at o Abenoado e lhe disse: A sangha dos bhikkhus est reunida, venervel senhor. Que o Abenoado venha quando lhe for conveniente.

Ento, o Abenoado foi at o salo de assemblias, sentou num assento que havia sido preparado e se dirigiu aos bhikkhus da seguinte forma:

Bhikkhus, esta concentrao atravs da ateno plena na respirao, quando desenvolvida e cultivada, pacfica e sublime, uma permanncia ambrosaca prazerosa, e esta dispersa e extingue no ato os estados ruins e prejudiciais sempre que estes surjam.

Tal como, bhikkhus, no ltimo ms do vero, quando uma massa de poeira se forma num redemoinho, uma grande nuvem de chuva fora de poca a dispersa e extingue no ato, da mesma forma a concentrao atravs da ateno plena na respirao, quando desenvolvida e cultivada, pacfica e sublime, uma permanncia ambrosaca, prazerosa, e ela dispersa e extingue no ato os estados ruins e prejudiciais sempre que estes surgirem. E como isso feito?

Aqui, bhikkhus, um bhikkhu, dirigindo-se floresta ou sombra de uma rvore ou a um local isolado; senta-se com as pernas cruzadas, mantm o corpo ereto e estabelecendo a plena ateno sua frente, ele inspira com ateno plena justa, ele expira com ateno plena justa ... Ele treina dessa forma: Eu inspiro contemplando a renncia; ele treina dessa forma: Eu expiro contemplando a renncia.[3]

assim, bhikkhus, que a concentrao atravs da ateno plena na respirao desenvolvida e cultivada, de modo que seja pacfica e sublime, uma permanncia ambrosaca, prazerosa e ela dispersa e extingue no ato os estados ruins e prejudiciais sempre que estes surgirem.

 


 

Notas:

[1] A meditao das coisas repulsivas compreende as partes do corpo e as contemplaes do cemitrio descritas no MN 10. [Retorna]

[2] No relato que consta do Vinaya, eles se suicidam e matam uns aos outros e pedem a um errante que os mate. O comentrio adiciona que nenhum dos nobres matou, ou ordenou que matassem, ou consentiu que matassem; foram apenas os bhikkhus mundanos que assim fizeram. [Retorna]

[3] A descrio completa da prtica da ateno plena na respirao pode ser encontrada no MN 118.15. [Retorna]

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Revisado: 6 Abril 2013

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