Samyutta Nikaya LII.3
Sutanu Sutta
Sutanu
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Em certa
ocasião, o Venerável Anuruddha estava
em Savatthi à margem do Sutanu. Então, um grande número de bhikkhus foram
até o Venerável Anuruddha e eles se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e
amigável havia terminado, eles sentaram a um lado e disseram para o Venerável
Anuruddha:
“Por ter
desenvolvido e cultivado quais coisas é que o Venerável Anuruddha alcançou a
supremacia do conhecimento direto?”
“Amigos, é
porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da atenção plena que
alcancei a supremacia do conhecimento direto. Quais quatro? Aqui, amigos, eu
permaneci contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e
com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.
“Eu
permaneci contemplando as sensações como sensações ... mente como mente ...
objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com
atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.
“Amigos, é porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da
atenção plena que alcancei a supremacia do conhecimento direto. Além disso,
amigos, é porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da atenção
plena que eu conheci diretamente o estado inferior como inferior; que eu
conheci diretamente o estado médio como médio; que eu conheci diretamente o
estado sublime como sublime.” [1]
Notas:
[1] Estados inferiores, (hina dhamma), são os doze tipos de
consciência prejudicial; estados médios, (majjhima dhamma), são os tipos
de consciência mundana benéfica, as consciências resultantes, funcionais e a
forma; estados sublimes, (panita dhamma), são os quatro
caminhos supramundanos, os seus frutos e Nibbana. [Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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