Samyutta Nikaya LII.22
Pubbenivesa Sutta
Vidas Passadas
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Em certa
ocasião, o Venerável Anuruddha estava em
Savatthi à margem do Sutanu. Então, um grande número de bhikkhus foram até o
Venerável Anuruddha e eles se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e
amigável havia terminado, eles sentaram a um lado e disseram para o Venerável
Anuruddha:
“Por ter
desenvolvido e cultivado quais coisas é que o Venerável Anuruddha alcançou a
supremacia do conhecimento direto?”
“Amigos, é
porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da atenção plena que
alcancei a supremacia do conhecimento direto. Quais quatro? Aqui, amigos, eu
permaneci contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e
com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.
“Eu
permaneci contemplando as sensações como sensações ... mente como mente ...
objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com
atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.
“Amigos, é porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da
atenção plena que alcancei a supremacia do conhecimento direto. Além disso,
amigos, é porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da atenção
plena que me recordo das minhas muitas vidas passadas, isto é, um nascimento,
dois nascimentos, três nascimentos, quatro, cinco, dez, vinte, trinta,
quarenta, cinqüenta, cem, mil, cem mil, muitas ciclos cósmicos de contração,
muitas ciclos cósmicos de expansão, muitas ciclos cósmicos de contração e
expansão, ‘Lá eu tinha tal nome, pertencia a tal clã, tinha tal aparência. Assim
era o meu alimento, assim era a minha experiência de prazer e dor, assim foi o
fim da minha vida. Falecendo daquele estado, eu ressurgi ali. Ali eu também
tinha tal nome, pertencia a tal clã, tinha tal aparência. Assim era o meu
alimento, assim era a minha experiência de prazer e dor, assim foi o fim da
minha vida. Falecendo daquele estado, eu ressurgi aqui.’”
Revisado: 8 Julho 2006
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