Samyutta Nikaya LII.14

Cetopariya Sutta

A Leitura da Mente

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Em certa ocasio, o Venervel Anuruddha estava em Savatthi margem do Sutanu. Ento, um grande nmero de bhikkhus foram at o Venervel Anuruddha e eles se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado, eles sentaram a um lado e disseram para o Venervel Anuruddha:

Por ter desenvolvido e cultivado quais coisas que o Venervel Anuruddha alcanou a supremacia do conhecimento direto?

Amigos, porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da ateno plena que alcancei a supremacia do conhecimento direto. Quais quatro? Aqui, amigos, eu permaneci contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.

Eu permaneci contemplando as sensaes como sensaes ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.

Amigos, porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da ateno plena que alcancei a supremacia do conhecimento direto. Alm disso, amigos, porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da ateno plena que compreendo as mentes de outros seres, de outras pessoas, abarcando-as com a minha prpria mente. Eu compreendo uma mente afetada pelo desejo como afetada pelo desejo e uma mente no afetada pelo desejo como no afetada pelo desejo; Eu compreendo uma mente afetada pela raiva como afetada pela raiva e uma mente no afetada pela raiva como no afetada pela raiva; Eu compreendo uma mente afetada pela deluso como afetada pela deluso e uma mente no afetada pela deluso como no afetada pela deluso; Eu compreendo uma mente contrada como contrada e uma mente distrada como distrada; Eu compreendo uma mente transcendente como transcendente e uma mente no transcendente como no transcendente; Eu compreendo uma mente supervel como supervel e uma mente no supervel como no supervel; Eu compreendo uma mente concentrada como concentrada e uma mente no concentrada como no concentrada; Eu compreendo uma mente libertada como libertada e uma mente no libertada como no libertada.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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