Samyutta Nikaya I.23
Jata Sutta
Enredo
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“Um enredo interior, um enredo
exterior,
esta população está enredada num
enredo.
Eu lhe pergunto isto, Oh! Gotama,
quem é capaz de desenredar esse enredo?”
[1]
“Alguém estabelecido
na virtude, sábio,
desenvolvendo a mente e a sabedoria,
um bhikkhu ardente e com discernimento:
ele é capaz de desenredar esse
enredo. [2]
“Aqueles para quem a
cobiça e a raiva
junto com a ignorância foram
extirpadas,
os arahants com as impurezas
destruídas:
para eles o enredo foi desenredado.
[3]
“Onde a
mentalidade-materialidade (nome e forma) cessa,
extinta sem deixar vestígio,
igual com a colisão e a percepção da
forma:
é nesse ponto que o
enredo é cortado.” [4]
Notas:
[1] Jata, enredo, é um termo para a rede do desejo no sentido de
que este “aprisiona”. Há um enredo interior e um enredo exterior, porque o desejo
surge com respeito às nossas posses e às posses dos outros; com respeito ao
nosso corpo e ao corpo dos outros; e com respeito às seis bases internas e
externas. [Retorna]
[2] A resposta do Buda é um enunciado sucinto do treinamento tríplice,
com “desenvolvendo a mente”, (citta), referindo-se a samadhi. O
comentário adiciona que a sabedoria é mencionada três vezes neste verso:
primeiro, como a inteligência inata, (“sábio”); segundo, “desenvolvendo a
sabedoria”, como a sabedoria derivada do insight, (vipassana-pañña); e
terceiro, “discernimento,” a sabedoria pragmática que assume a liderança em
todas as tarefas. [Retorna]
[3] Enquanto o verso anterior mostrava o discípulo em treinamento, (sekha), que é capaz de desenredar o enredo, este verso mostra
o arahant, aquele que foi além do treinamento, que desenredou o enredo. [Retorna]
[4] Este verso mostra em que ponto o enredo pode ser desenredado. Neste
caso, mentalidade representa os quatro agregados mentais. A “colisão”
representa o impacto dos cinco objetos dos sentidos nas cinco bases sensuais. [Retorna]
Revisado: 5 Fevereiro 2005
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