Majjhima Nikaya 93

Assalayana Sutta

Para Assalayana

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika.

2. Agora, naquela ocasio quinhentos brmanes de vrias regies estavam em Savathi para tratar de negcios. Ento aqueles brmanes pensaram: Esse contemplativo Gotama descreve a purificao para todas as quatro castas. [1] Quem seria capaz de debater com ele sobre essa afirmao?

3. Agora, naquela ocasio um estudante brmane chamado Assalayana estava em Savatthi. Jovem, com a cabea raspada, com dezesseis anos de idade, ele era um mestre dos trs Vedas com os seus mantras, liturgia, fonologia e etimologia e as histrias como quinto elemento; hbil em filologia e gramtica, um perito em filosofia natural e nas marcas de um grande homem. Ento os brmanes pensaram: A est em Savathi esse jovem estudante brmane chamado Assalayana. Jovem um perito em filosofia natural e nas marcas de um grande homem. Ele ser capaz de debater com o contemplativo Gotama sobre essa afirmao.

4. Assim os brmanes foram at o estudante brmane Assalayana e disseram: Mestre Assalayana, esse contemplativo Gotama descreve a purificao para todas as quatro castas. Que o Mestre Assalayana venha e debata com o contemplativo Gotama sobre essa afirmao.

Quando isso foi dito, o estudante brmane Assalayana respondeu: Senhores, o contemplativo Gotama aquele que fala o Dhamma. Agora, difcil o debate com aqueles que falam o Dhamma. Eu no sou capaz de debater sobre essa afirmao com o contemplativo Gotama.

Pela segunda vez os brmanes lhe disseram: Mestre Assalayana, esse contemplativo Gotama descreve a purificao para todas as quatro castas. Que o Mestre Assalayana venha e debata com o contemplativo Gotama sobre essa afirmao. Pois o treinamento de um errante foi completado pelo Mestre Assalayana. [2]

Pela segunda vez o estudante brmane Assalayana respondeu: Senhores, o contemplativo Gotama aquele que fala o Dhamma. Agora, difcil o debate com aqueles que falam o Dhamma. Eu no sou capaz de debater sobre essa afirmao com o contemplativo Gotama.

Pela terceira vez os brmanes lhe disseram: Mestre Assalayana, esse contemplativo Gotama descreve a purificao para todas as quatro castas. Que o Mestre Assalayana venha e debata com o contemplativo Gotama sobre essa afirmao. Pois o treinamento de um errante foi completado pelo Mestre Assalayana. Que o Mestre Assalayana no se deixe derrotar sem sequer ter lutado a batalha.

Quando isso foi dito, o estudante brmane Assalayana respondeu: Senhores, o contemplativo Gotama aquele que fala o Dhamma. Agora, difcil o debate com aqueles que falam o Dhamma. Eu no sou capaz de debater sobre essa afirmao com o contemplativo Gotama. Apesar disso, senhores, atendendo sua ordem, eu irei.

5. Ento o estudante brmane Assalayana foi com um grande nmero de brmanes at o Abenoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado, ele sentou a um lado e disse para o Abenoado:

Mestre Gotama, os brmanes dizem o seguinte: A casta dos Brmanes a casta superior, outras castas so inferiores; a casta dos Brmanes tem a tez clara, as outras castas tm a tez escura; os Brmanes so purificados, os no Brmanes no so; os Brmanes so os verdadeiros filhos de Brahma, nascidos da boca dele, nascidos de Brahma, criados por Brahma, herdeiros de Brahma. O que o Mestre Gotama diz disso?

Mas, Assalayana, podemos ver as mulheres brmanes, as esposas dos brmanes, que menstruam e engravidam, tm bebs e os amamentam.[3] E no entanto aqueles que nascem dos ventres das mulheres brmanes dizem o seguinte: A casta dos Brmanes a casta superior ... os Brmanes so os verdadeiros filhos de Brahma, nascidos da boca dele, nascidos de Brahma, criados por Brahma, herdeiros de Brahma.

6. Embora o Mestre Gotama diga isso, ainda assim os brmanes pensam: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.

O que voc pensa, Assalayana? Voc ouviu que em Yona e Kamboja [4] e em outros pases estrangeiros existem apenas duas castas, senhores e escravos, e que os senhores se tornam escravos e os escravos se tornam senhores?

Assim ouvi, senhor.

Ento com base em qual argumento ou apoiados em que poder os brmanes nesse caso dizem isto: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.?

7. Embora o Mestre Gotama diga isso, ainda assim os brmanes pensam: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.

O que voc pensa, Assalayana? [5] Suponha que um nobre matasse seres vivos, tomasse aquilo que no lhe foi dado, se portasse de maneira imprpria em relao aos prazeres sensuais, falasse mentiras, falasse de forma maliciosa, falasse de forma grosseira, falasse de forma frvola, fosse cobioso, tivesse uma mente com m vontade e tivesse entendimento incorreto. Na dissoluo do corpo, aps a morte, apenas ele teria a possibilidade de renascer num estado de privao, num destino infeliz, nos reinos inferiores, at mesmo no inferno e no um brmane? Suponha que um comerciante um trabalhador matasse seres vivos e tivesse entendimento incorreto. Na dissoluo do corpo, aps a morte, apenas ele teria a possibilidade de renascer num estado de privao, num destino infeliz, nos reinos inferiores, at mesmo no inferno e no um brmane?

No, Mestre Gotama. Quer seja um nobre ou um brmane, ou um comerciante, ou um trabalhador todos aqueles das quatro castas que matam seres vivos e tenham entendimento incorreto, na dissoluo do corpo, aps a morte, tm a possibilidade de renascer num estado de privao, num destino infeliz, nos reinos inferiores, at mesmo no inferno.

Ento com base em qual argumento ou apoiados em que poder os brmanes nesse caso dizem isto: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.?

8. Embora o Mestre Gotama diga isso, ainda assim os brmanes pensam: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.

O que voc pensa, Assalayana? Suponha que um brmane se abstivesse de matar seres vivos, de tomar aquilo que no foi dado, de se portar de maneira imprpria em relao aos prazeres sensuais, de falar mentiras, de falar de forma maliciosa, de falar de forma grosseira, de falar de forma frvola, e no fosse cobioso, nem tivesse uma mente com m vontade e tivesse entendimento correto. Na dissoluo do corpo, aps a morte, apenas ele teria a possibilidade de renascer num destino feliz, at mesmo no paraso e no um nobre, ou um comerciante, ou um trabalhador?

No, Mestre Gotama. Quer seja um nobre ou um brmane, ou um comerciante, ou um trabalhador todos aqueles das quatro castas que se abstm de matar seres vivos e tm entendimento correto, na dissoluo do corpo, aps a morte, tm a possibilidade de renascer num destino feliz, at mesmo no paraso.

Ento com base em qual argumento ou apoiados em que poder os brmanes nesse caso dizem isto: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.?

9. Embora o Mestre Gotama diga isso, ainda assim os brmanes pensam: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.

O que voc pensa, Assalayana? Apenas um brmane capaz de desenvolver uma mente imbuda de amor bondade para com uma certa regio, sem hostilidade e sem m vontade, e no um nobre, ou um comerciante, ou um trabalhador?

No, Mestre Gotama. Quer seja um nobre ou um brmane, ou um comerciante, ou um trabalhador todos aqueles das quatro castas so capazes de desenvolver uma mente imbuda de amor bondade para com uma certa regio, sem hostilidade e sem m vontade."

Ento com base em qual argumento ou apoiados em que poder os brmanes nesse caso dizem isto: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.?

10. Embora o Mestre Gotama diga isso, ainda assim os brmanes pensam: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.

O que voc pensa, Assalayana? Apenas um brmane capaz de tomar uma esponja e sabo, ir at o rio e limpar o p e a sujeira, e no um nobre, ou um comerciante, ou um trabalhador?

No, Mestre Gotama. Quer seja um nobre, ou um brmane, ou um comerciante, ou um trabalhador todos aqueles das quatro castas so capazes de tomar uma esponja e sabo, ir at o rio e limpar o p e a sujeira.

Ento com base em qual argumento ou apoiados em que poder os brmanes nesse caso dizem isto: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.?

11. Embora o Mestre Gotama diga isso, ainda assim os brmanes pensam: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.

O que voc pensa, Assalayana? Suponha que um nobre rei ungido reunisse aqui cem homens com nascimentos dspares e lhes dissesse: Venham, senhores, que qualquer um aqui que tenha nascido num cl nobre ou num cl brmane, ou num cl real, tome um graveto para acender um fogo da madeira de uma rvore sala, de uma rvore salala, de uma rvore de sndalo ou de uma rvore padumaka, acenda um fogo e produza calor. E tambm que todos aqueles que tenham nascido numa famlia de sudras, de cesteiros de bambu, de caadores, de consertadores de carruagens ou de lixeiros, tome um graveto para acender um fogo feito da madeira da gamela de um co, da gamela de um porco, de um depsito de lixo ou da madeira de uma mamoneira, acenda um fogo e produza calor.

O que voc pensa, Assalayana? Quando um fogo acendido e o calor produzido por algum do primeiro grupo, esse fogo teria uma chama, uma cor e uma luminosidade, e seria possvel us-lo para a finalidade de um fogo, enquanto que quando um fogo acendido e o calor produzido por algum do segundo grupo, esse fogo no teria chama, nem cor e nem luminosidade e no seria possvel us-lo para a finalidade de um fogo?

No, Mestre Gotama. Quando um fogo acendido e o calor produzido por algum do primeiro grupo, esse fogo teria uma chama, uma cor e uma luminosidade, e seria possvel us-lo para a finalidade de um fogo. E quando um fogo acendido e o calor produzido por algum do segundo grupo, esse fogo teria uma chama, uma cor e uma luminosidade e seria possvel us-lo para a finalidade de um fogo. Pois todo fogo possui uma chama, cor e luminosidade, e possvel usar qualquer fogo para a finalidade de um fogo."

Ento com base em qual argumento ou apoiados em que poder os brmanes nesse caso dizem isto: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.?

12. Embora o Mestre Gotama diga isso, ainda assim os brmanes pensam: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma.

O que voc pensa, Assalayana? Suponha que um jovem nobre casasse com uma jovem brmane e um filho nascesse dessa unio. Deveria um filho nascido de um jovem nobre e de uma jovem brmane ser chamado de nobre de acordo com o pai ou de brmane de acordo com a me?

Ele poderia ter os dois ttulos, Mestre Gotama.

13. O que voc pensa, Assalayana? Suponha que um jovem brmane casasse com uma jovem nobre e um filho nascesse dessa unio. Deveria um filho nascido de um jovem brmane e de uma jovem nobre ser chamado de brmane de acordo com o pai ou de nobre de acordo com a me?

Ele poderia ter os dois ttulos, Mestre Gotama.

14. O que voc pensa, Assalayana? Suponha que uma gua se acasalasse com um burro e como resultado ela parisse um potro. O potro deveria ser chamado um cavalo de acordo com a me ou um burro de acordo com o pai?

Seria uma mula, Mestre Gotama, visto que no pertence a nenhuma das duas espcies. Eu vejo a diferena neste ltimo caso, mas no vejo diferena em nenhum dos casos anteriores.

15. O que voc pensa, Assalayana? Suponha que houvessem dois estudantes brmanes que fossem irmos, nascidos da mesma me, um estudioso e afiado, e o outro nem estudioso nem afiado. Qual dos dois seria alimentado primeiro pelos brmanes num banquete funerrio ou numa oferenda cerimonial de arroz com leite, ou num banquete sacrificatrio, ou num banquete para convidados?

Em tais ocasies, os brmanes alimentariam primeiro aquele que fosse estudioso e afiado, Mestre Gotama; pois como poderia aquilo que dado para aquele que no nem estudioso nem afiado produzir grandes frutos?

16. O que voc pensa, Assalayana? Suponha que houvessem dois estudantes brmanes que fossem irmos, nascidos da mesma me, um estudioso e afiado, mas imoral e mau carter, e o outro nem estudioso nem afiado, mas virtuoso e bom carter. Qual dos dois seria alimentado primeiro pelos brmanes num banquete funerrio ou numa oferenda cerimonial de arroz com leite, ou num banquete sacrificatrio, ou num banquete para convidados?

Em tais ocasies, os brmanes alimentariam primeiro aquele que no fosse nem estudioso e nem afiado, mas virtuoso e de bom carter, Mestre Gotama; pois como poderia aquilo que dado para aquele que imoral e mau carter produzir grandes frutos?

17. Primeiro, Assalayana, voc tomou uma posio com base no nascimento, e depois voc tomou uma posio com base no aprendizado das escrituras e depois disso voc passou a tomar uma posio baseada na purificao que vlida para todas as quatro castas, tal como eu a descrevo.

Quando isto foi dito, o estudante brmane Assalayana permaneceu sentado em silncio, consternado, com os ombros cados e a cabea baixa, deprimido e sem resposta. Ento, vendo isso, o Abenoado lhe disse:

 18. Certa vez, Assalayana, enquanto sete videntes brmanes estavam habitando na floresta em cabanas cobertas com folhas, a seguinte idia perniciosa surgiu neles: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma. Agora, o vidente Devala, o Negro, ouviu isso. [6] Ele arrumou o cabelo e a barba, se vestiu com os mantos de cor ocre, calou sandlias grossas, e tomando um basto feito de ouro, apareceu no ptio onde estavam os sete videntes brmanes. Ento, enquanto caminhava para c e para l no ptio dos sete videntes brmanes, o vidente brmane Devala, o Negro, disse o seguinte: Onde foram aqueles dignos videntes brmanes? Onde foram aqueles dignos videntes brmanes? Ento os sete videntes brmanes pensaram: Quem est caminhando para c e para l no ptio dos sete videntes brmanes como um aldeo rstico dizendo isto: Onde foram aqueles dignos videntes brmanes? Onde foram aqueles dignos videntes brmanes? Vamos amaldio-lo! Ento os sete videntes brmanes amaldioaram o vidente Devala, o Negro, da seguinte forma: Converta-se em cinzas, aviltado! Converta-se em cinzas, aviltado! Mas quanto mais os sete videntes brmanes o amaldioavam, mais atraente, belo e formoso o vidente Devala, o Negro, se tornava. Ento os sete videntes brmanes pensaram: O nosso ascetismo em vo, a nossa vida santa infrutfera; pois antes quando amaldiovamos algum assim: Converta-se em cinzas, aviltado! Converta-se em cinzas, aviltado! ele sempre se convertia em cinzas; mas quanto mais amaldioamos este aqui, mais atraente, belo e formoso ele se torna.

O seu ascetismo no em vo, senhores, a sua vida santa no infrutfera. Mas, senhores, coloquem de lado a sua raiva por mim.

Ns colocamos de lado nossa raiva por voc, senhor. Quem voc?

Vocs ouviram falar do vidente Devala, o Negro, senhores? Sim, senhor. Sou eu, senhores.

Ento os sete videntes brmanes foram at Devala, o Negro, e o homenagearam. Ento ele disse: Senhores, eu ouvi que enquanto sete videntes brmanes estavam habitando na floresta em cabanas cobertas com folhas, a seguinte idia perniciosa surgiu neles: A casta dos Brmanes a casta superior ... herdeiros de Brahma. Assim , senhor.

Mas, senhores, vocs sabem se a me que lhes deu luz teve relaes apenas com um brmane e nunca com um no brmane? No, senhor.

Mas, senhores, vocs sabem se a me da me deles regressando at sete geraes teve relaes apenas com um brmane e nunca com um no brmane? No, senhor.

Mas, senhores, vocs sabem se o pai que os gerou teve relaes apenas com uma mulher brmane e nunca com uma mulher no brmane? No, senhor.

Mas, senhores, vocs sabem se o pai do pai deles regressando at sete geraes teve relaes apenas com uma mulher brmane e nunca com uma mulher no brmane? No, senhor.

Mas, senhores, vocs sabem como ocorre a concepo de um embrio no ventre?

Senhor, ns sabemos como ocorre a concepo de um embrio no ventre. Veja, h a unio da me e do pai, a me est no perodo frtil, e o ser que ir renascer est presente. Dessa forma ocorre a concepo de um embrio no ventre, atravs da unio dessas trs coisas. [7]

Ento, senhores, vocs tm certeza se aquele ser que ir renascer um nobre ou um brmane, ou um comerciante, ou um trabalhador?

Senhor, ns no temos certeza se aquele ser que ir renascer um nobre ou um brmane, ou um comerciante, ou um trabalhador.

Em sendo assim, senhores, o que vocs so?

Em sendo assim, senhor, ns no sabemos o que somos.

Agora, Assalayana, at mesmo aqueles sete videntes brmanes ao serem pressionados, questionados e examinados pelo vidente Devala, o Negro, quanto afirmao deles sobre o nascimento, foram incapazes de sustent-la. Como voc ser, ao ser pressionado, questionado e examinado por mim agora sobre a sua afirmao sobre o nascimento, capaz de sustent-la? Voc, que depende dos ensinamentos dos mestres e no est sequer preparado para ser Punna, aquele que segura a concha. [8]

19. Quando isso foi dito, o estudante brmane Assalayana disse para o Abenoado: Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Eu busco refgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Gotama me aceite como discpulo leigo que buscou refgio para o resto da vida.

 


 

Notas:

[1] O argumento em favor desta tese apresentado no MN 90.10-12. [Retorna]

[2] MA: Eles assim falam com a inteno de dizer: Tendo estudado os Trs Vedas, voc treinou com os mantras pelos quais, aqueles que adotam a vida santa, se comprometem com a vida santa e com os mantras que eles mantm depois de ter adotado a vida santa. Voc praticou o modo de conduta deles. Portanto, voc no ser derrotado. A vitria ser sua. [Retorna]

[3] Esta afirmao tem a inteno de mostrar que os brmanes so gerados pelas mulheres, como os demais seres humanos e de que, por isso, no se justifica a declarao de que eles nascem da boca de Brahma. [Retorna]

[4] Yona provavelmente o equivalente em Pali de Jnia, a referncia feita aos gregos da regio de Bactria. Kamboja um distrito na ndia ao norte do Pas do Meio. [Retorna]

[5] O argumento dos versos 7-8 em essncia idntico ao MN 84.[Retorna]

[6] MA identifica Devala, o Negro, Asita Devala, com o Buda numa vida anterior. O Buda apresenta este ensinamento para mostrar: No passado, quando voc possua um nascimento superior e eu um nascimento inferior, voc no foi capaz de responder uma pergunta que lhe fiz sobre uma afirmao relacionada ao nascimento. Ento, como voc pode fazer isso agora, quando voc inferior e eu me tornei um Buda? [Retorna]

[7] Igual ao MN 38.26. [Retorna]

[8] MA: Punna era o nome de um dos criados dos sete videntes; ele tomava uma concha, cozia a folhagem e os servia. [Retorna]

 

 

Revisado: 12 Junho 2005

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