Itivuttaka 63
Addha Sutta
Metade
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Isto foi
dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: “Há esses três tempos.
Quais três? Tempo passado, tempo futuro e tempo presente. Esses são os três
tempos.”
Percebendo em termos de sinais, os seres
interpretam com base em
sinais.
Sem compreender completamente os sinais, eles
são aprisionados pelos
grilhões
da
morte.
Mas compreendendo completamente os sinais,
alguém não fabrica um significador.[1]
Tocando a libertação com a mente,
o estado de paz
insuperável,
perfeito em relação aos
sinais,
em paz,
desfrutando
do estado pacífico,
judicioso,
aquele que realizou a
sabedoria
faz uso de
classificações
mas não
pode ser classificado. [2]
[1]
Significador é a proliferação mental de conceitos que partindo da idéia de um
eu criam os significados dos sinais, (nota do tradutor). [Retorna]
[2] A
primeira vista os versos não parecem ter muita relação com a introdução em
prosa. No entanto, se forem vistos no contexto do MN 2 (o
papel de yoniso manasikara – atenção
com sabedoria), a sua relação fica mais clara: a pessoa que aplica a atenção
com sabedoria nas noções de passado, presente e futuro não define a si mesmo
nesses termos e assim ele não se apega a nenhuma noção de um eu nesses termos.
Sem apego, há a libertação do nascimento e morte.
Revisado: 2 Setembro 2006
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