Itivuttaka 49
Ditthigata Sutta
Suportados por Idéias
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Isto foi
dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: “Suportados por dois tipos
de idéias, alguns seres humanos e divinos aderem, outros seres humanos e
divinos se excedem, enquanto que aqueles com visão vêem.
“E como
alguns aderem? Seres humanos e divinos apreciam o ser/existir, se deliciam com
o ser/existir, estão satisfeitos com o ser/existir. Quando o Dhamma é ensinado
com o objetivo de cessar o ser/existir, as suas mentes não se interessam por
aquilo, não são acalmadas por aquilo, não se estabelecem naquilo ou se
determinam por aquilo. Assim é como alguns aderem.
“E como
alguns se excedem? Alguns, sentindo-se horrorizados, humilhados e enojados com
esse mesmo ser/existir, desfrutam da não existência: ‘Quando este eu, com a
dissolução do corpo, após a morte, morrer e for destruído, e não existir depois
da morte, isso é a paz, isso é excelente, isso é a realidade!’ Assim é como
alguns se excedem.
“E como
aqueles com visão vêem? É o caso em que um bhikkhu vê aquilo que veio a ser
como veio a ser. Vendo aquilo que veio a ser como veio a ser, ele pratica para
o desencantamento com relação aquilo que veio a ser, desapego com relação
aquilo que veio a ser, cessação com relação aquilo que veio a ser. Assim é como
aqueles com visão vêem. [1]
Tendo visto aquilo que veio a ser
como veio a ser,
superando aquilo que veio a ser,
ele está libertado de acordo com a verdade
exaurindo o desejo por ser/existir.
Quando um bhikkhu compreende completamente
aquilo que veio a ser como tal,
livre do desejo por ser isto ou aquilo
com a extinção daquilo que veio a ser,
ele superou o renascimento.
Notas:
1. Este discurso ilustra a função
da atenção com sabedoria, (yoniso
manasikara), mencionada no Iti 16. Veja também o SN XII.15 e o Snp I.1 – nota
10, que apresentam o mesmo ponto abordado neste sutta sob perspectivas
distintas. [Retorna]
Revisado: 2 Setembro 2006
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