Itivuttaka 49

Ditthigata Sutta

Suportados por Idias

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Isto foi dito pelo Abenoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: Suportados por dois tipos de idias, alguns seres humanos e divinos aderem, outros seres humanos e divinos se excedem, enquanto que aqueles com viso vem.

E como alguns aderem? Seres humanos e divinos apreciam o ser/existir, se deliciam com o ser/existir, esto satisfeitos com o ser/existir. Quando o Dhamma ensinado com o objetivo de cessar o ser/existir, as suas mentes no se interessam por aquilo, no so acalmadas por aquilo, no se estabelecem naquilo ou se determinam por aquilo. Assim como alguns aderem.

E como alguns se excedem? Alguns, sentindo-se horrorizados, humilhados e enojados com esse mesmo ser/existir, desfrutam da no existncia: Quando este eu, com a dissoluo do corpo, aps a morte, morrer e for destrudo, e no existir depois da morte, isso a paz, isso excelente, isso a realidade! Assim como alguns se excedem.

E como aqueles com viso vem? o caso em que um bhikkhu v aquilo que veio a ser como veio a ser. Vendo aquilo que veio a ser como veio a ser, ele pratica para o desencantamento com relao aquilo que veio a ser, desapego com relao aquilo que veio a ser, cessao com relao aquilo que veio a ser. Assim como aqueles com viso vem. [1]

Tendo visto aquilo que veio a ser
como veio a ser,
superando aquilo que veio a ser,
ele est libertado de acordo com a verdade
exaurindo o desejo por ser/existir.

Quando um bhikkhu compreende completamente
aquilo que veio a ser como tal,
livre do desejo por ser isto ou aquilo
com a extino daquilo que veio a ser,
ele superou o renascimento.

 

 


 

Notas:

1. Este discurso ilustra a funo da ateno com sabedoria, (yoniso manasikara), mencionada no Iti 16. Veja tambm o SN XII.15 e o Snp I.1 nota 10, que apresentam o mesmo ponto abordado neste sutta sob perspectivas distintas. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Setembro 2006

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