Anguttara Nikaya VIII.39

Abhisanda Sutta

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Bhikkhus, h essas oito fontes de mritos, fontes daquilo que benfico, alimento da felicidade, celestiais, que resultam na felicidade, conduzem ao paraso, conduzem ao que desejvel, prazeroso e almejado, para o bem-estar e a felicidade. Quais oito?

o caso em que um nobre discpulo buscou refgio no Buda. Essa a primeira fonte de mritos, fonte daquilo que benfico, alimento da felicidade, celestial, que resulta na felicidade, conduz ao paraso, conduz ao que desejvel, prazeroso e almejado, para o bem-estar e a felicidade.

Alm disso, o nobre discpulo buscou refgio no Dhamma. Essa a segunda fonte de mritos ...

Alm disso, o nobre discpulo buscou refgio na Sangha. Essa a terceira fonte de mritos ...

Agora, h essas cinco ddivas, cinco grandes ddivas - originais, que existem h muito tempo, tradicionais, antigas, sem adulterao, no adulteradas desde o princpio - que no esto sujeitas suspeita, nunca estaro sujeitas suspeita, e no so criticveis pelos sbios contemplativos e brmanes. Quais cinco?

o caso em que um nobre discpulo, abandonando a destruio da vida, se abstm de tomar a vida. Agindo assim, ele liberta do perigo, liberta da animosidade, liberta da opresso um incontvel nmero de seres. Libertando do perigo, libertando da animosidade, libertando da opresso um incontvel nmero de seres, ele ganha uma parcela na ilimitada liberdade do perigo, liberdade da animosidade e liberdade da opresso. Essa a primeira ddiva, a primeira grande ddiva - primordial, que existe h muito tempo, tradicional, antiga, sem adulterao e nunca antes adulterada, que no est sendo adulterada e no ser adulterada, que no repudiada pelos sbios contemplativos e brmanes. Essa a quarta fonte de mritos ...

Alm disso, abandonando tomar o que no dado (roubar), o nobre discpulo se abstm de tomar o que no dado. Agindo assim, ele liberta do perigo, liberta da animosidade, liberta da opresso um incontvel nmero de seres. Libertando do perigo, libertando da animosidade, libertando da opresso um incontvel nmero de seres, ele ganha uma parcela na ilimitada liberdade do perigo, liberdade da animosidade e liberdade da opresso. Essa a segunda ddiva Essa a quinta fonte de mritos ...

Alm disso, abandonando a conduta sexual imprpria, o nobre discpulo se abstm da conduta sexual imprpria. Agindo assim, ele liberta do perigo, liberta da animosidade, liberta da opresso um incontvel nmero de seres. Libertando do perigo, libertando da animosidade, libertando da opresso um incontvel nmero de seres, ele ganha uma parcela na ilimitada liberdade do perigo, liberdade da animosidade e liberdade da opresso. Essa a terceira ddiva Essa a sexta fonte de mritos ...

Alm disso, abandonando a mentira, o nobre discpulo se abstm de mentir. Agindo assim, ele liberta do perigo, liberta da animosidade, liberta da opresso um incontvel nmero de seres. Libertando do perigo, libertando da animosidade, libertando da opresso para um incontvel nmero de seres, ele ganha uma parcela na ilimitada liberdade do perigo, liberdade da animosidade, e liberdade da opresso. Essa a quarta ddiva Essa a stima fonte de mritos ...

"Alm disso, abandonando tomar embriagantes, o nobre discpulo se abstm de embriagantes. Agindo assim, ele liberta do perigo, liberta da animosidade, liberta da opresso um incontvel nmero de seres. Libertando do perigo, libertando da animosidade, libertando da opresso um incontvel nmero de seres, ele ganha uma parcela na ilimitada liberdade do perigo, liberdade da animosidade, e liberdade da opresso. Essa a quinta ddiva, a quinta grande ddiva - primordial, que existe h muito tempo, tradicional, antiga, sem adulterao e nunca antes adulterada, que no est sendo adulterada e no ser adulterada, que no repudiada pelos sbios contemplativos e brmanes. E essa a oitava fonte de mritos, fonte daquilo que benfico, alimento da felicidade, celestial, que resulta na felicidade, conduz ao paraso, conduz ao que desejvel, prazeroso e almejado, para o bem-estar e a felicidade."

 


 

Veja tambm: AN IV.111, como exemplo do treinamento gradual.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 9 Fevereiro 2013

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