Anguttara Nikaya VII.70

Arakenanusasani Sutta

O Ensinamento de Araka

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Certa vez, bhikkhus, havia um mestre chamado Araka, o lder de uma seita que estava livre da paixo sensual. Ele tinha muitas centenas de discpulos e esta era a doutrina que ele lhes ensinava: Breve a vida dos seres humanos, brmanes limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

Tal como uma gota de orvalho na ponta de uma folha de grama desaparece com rapidez ao alvorecer e no permanece por muito tempo, da mesma forma, brmanes, a vida dos seres humanos como uma gota de orvalho - limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

Tal como quando a chuva cai do cu em pesadas gotas e uma bolha que surge na gua desaparece com rapidez e no dura muito tempo, da mesma forma, brmanes, a vida dos seres humanos como uma bolha de gua - limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

Tal como um risco desenhado na gua com uma vareta desaparece com rapidez e no dura muito tempo, da mesma forma, brmanes, a vida dos seres humanos como um risco desenhado na gua com uma vareta - limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

Tal como um rio que vem de longe, fluindo montanha abaixo, com rpida correnteza, arrastando tudo no seu caminho, de modo que no h nem um s momento, um s instante, um s segundo em que ele esteja parado, mas ao invs disso segue fluindo com pressa, da mesma forma, brmanes, a vida dos seres humanos como um rio que flui montanha abaixo - limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

Tal como um homem forte formando uma bola de saliva na ponta da lngua poder cuspi-la sem muito esforo, da mesma forma, brmanes, a vida dos seres humanos como uma bola de saliva - limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

Tal como um pedao de carne jogado sobre uma frigideira aquecida durante todo um dia ir queimar com rapidez e no ir durar muito tempo, da mesma forma, brmanes, a vida dos seres humanos como um pedao de carne - limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

Tal como uma vaca que ser abatida conduzida ao abatedouro, com cada passo est mais prxima do seu abate, mais prxima da morte, da mesma forma, brmanes, a vida dos seres humanos como uma vaca que ser abatida - limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

Agora naquela poca, bhikkhus, o tempo de vida dos seres humanos era de 60.000 anos e as moas estavam prontas para casar com 500 anos de idade. E naquela poca as pessoas conheciam apenas seis tipos de aflies: frio, calor, fome, sede, defecao e urinao. Mas muito embora as pessoas tivessem uma vida to longa, tanto tempo, com to poucas aflies, aquele mestre Araka ensinava a sua doutrina para os seus discpulos desta forma: Breve a vida dos seres humanos, brmanes limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte.

No presente, bhikkhus, algum falando corretamente diria, Breve a vida dos seres humanos, brmanes limitada e curta, com muita tribulao e sofrimento. Isso deve ser compreendido atravs da sabedoria. Vocs devem praticar o bem e viver uma vida pura; pois ningum que nasceu poder escapar da morte. No presente, bhikkhus, algum pode viver 100 anos ou um pouco mais. Vivendo 100 anos, ele ter vivido 300 estaes: 100 estaes de frio, 100 estaes de calor, 100 estaes de chuvas. Vivendo 300 estaes, ele ter vivido 1.200 meses: 400 meses de frio, 400 meses de calor, 400 meses de chuvas. Vivendo 1.200 meses, ele ter vivido 2.400 quinzenas: 800 quinzenas de frio, 800 quinzenas de calor, 800 quinzenas de chuvas. Vivendo 2.400 quinzenas, ele ter vivido 36.000 dias: 12.000 dias de frio, 12.000 dias de calor, 12.000 dias de chuvas. Vivendo 36.000 dias, ele ter comido 72.000 refeies: 24.000 refeies no frio, 24.000 refeies no calor, 24.000 refeies nas chuvas e isso inclui o perodo de amamentao da me e as pocas em que no se come. Estas so as pocas em que no se come: algum no come porque est agitado ou enlutado ou enfermo, ao observar o jejum ou quando no obtm algo para comer.

Portanto, bhikkhus, eu computei a vida de uma pessoa que viva 100 anos: eu computei o tempo de vida, computei as estaes, computei os anos, computei os meses, computei as quinzenas, computei as noites, computei os dias, computei as refeies, computei as pocas em que no se come. Aquilo que por compaixo um Mestre deveria fazer para os seus discpulos, desejando o bem-estar deles, isso eu fiz por vocs, bhikkhus. Ali esto aquelas rvores, aquelas cabanas vazias. Meditem, bhikkhus, no adiem, ou vocs se arrependero mais tarde. Essa a nossa instruo para vocs.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 24 Maro 2007

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