Anguttara Nikaya VII.67

Bhavana Sutta

Desenvolvimento da Mente

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Bhikkhus, embora um bhikkhu que no se dedique ao desenvolvimento meditativo da sua mente possa desejar, Ah! Que a minha mente possa se libertar das impurezas atravs da ausncia de apego! no entanto, a mente dele no se libertar. Por qual motivo? Porque ele no desenvolveu a sua mente, deve ser dito. No desenvolveu a mente de que modo? Nos quatro fundamentos da ateno plena, nos quatro esforos corretos, nas quatro bases do poder espiritual, nas cinco faculdades, nos cinco poderes, nos sete fatores da Iluminao, no nobre caminho ctuplo.

Suponham, bhikkhus, que uma galinha tenha oito, dez ou doze ovos. Se ela no cobr-los corretamente, aquec-los corretamente, incub-los corretamente, ento mesmo que ela tenha o desejo, Que as minhas crias rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana! ainda assim no ser possvel que os pintos rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana. Por que ocorre isto? Porque a galinha no cobriu-os corretamente, no aqueceu-os corretamente, no incubou-os corretamente. Da mesma maneira ocorre com um bhikkhu que no se dedica ao desenvolvimento meditativo da sua mente.

Se, no entanto, um bhikkhu que se dedicou ao desenvolvimento meditativo da sua mente, mesmo que ele no deseje, Ah! Que a minha mente possa se libertar das impurezas atravs da ausncia de apego! ainda assim, a mente dele se libertar. Por qual motivo? Porque ele desenvolveu a sua mente, deve ser dito. Desenvolveu a mente de que modo? Nos quatro fundamentos da ateno plena, nos quatro esforos corretos, nas quatro bases do poder espiritual, nas cinco faculdades, nos cinco poderes, nos sete fatores da Iluminao, no nobre caminho ctuplo.

Suponham, bhikkhus, que uma galinha tenha oito, dez ou doze ovos que ela cobriu corretamente, aqueceu corretamente, incubou corretamente. Mesmo que este desejo no lhe ocorra, Que as minhas crias rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana! ainda assim ser possvel que os pintos rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana. Por que ocorre isto? Porque a galinha cobriu-os corretamente, aqueceu-os corretamente, incubou-os corretamente. Da mesma maneira ocorre com um bhikkhu que se dedica ao desenvolvimento meditativo da sua mente.

Suponham, bhikkhus, que um carpinteiro ou aprendiz de carpinteiro v as marcas de seus dedos, ou do dedo, no cabo do seu enx, embora sem saber, Hoje o cabo do meu enx foi gasto este tanto, ou ontem ele foi gasto outro tanto, ou anteontem ele foi gasto outro tanto, quando estiver gasto ele saber que est gasto. De modo semelhante ocorre com um bhikkhu que se dedica ao desenvolvimento meditativo da sua mente: embora ele no saiba, Hoje minhas impurezas gastaram este tanto, ou ontem elas gastaram um outro tanto, ou anteontem elas gastaram um outro tanto, quando elas estiverem gastas ele saber que esto gastas.

Suponham bhikkhus, que um navio transocenico, equipado com mastros e cordame, desgastado aps seis meses na gua, fosse levado para uma doca seca durante o perodo do inverno, o seu cordame exposto ao calor e ao vento, umedecido pelas nuvens da estao das chuvas, facilmente encolheria e apodreceria. Assim tambm, ocorre com um bhikkhu que se dedica ao desenvolvimento meditativo da sua mente, os seus grilhes facilmente encolhem e apodrecem.

 


Notas:

Veja tambm o SN XXII.101.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 12 Abril 2008

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.