Anguttara Nikaya IV.49

Vipallasa Sutta

Distores

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Bhikkhus, h essas quatro distores da percepo, distores da mente, distores do entendimento. Quais quatro? Permanente com relao ao que impermanente uma distoro da percepo, uma distoro da mente, uma distoro do entendimento. Prazer com relao ao que sofrimento ... Eu com relao ao que no-eu ... Belo com relao ao que no belo uma distoro da percepo, uma distoro da mente, uma distoro do entendimento. Essas so as quatro distores da percepo, distores da mente, distores do entendimento. [1]

H essas quatro no distores da percepo, no distores da mente, no distores do entendimento. Quais quatro? Impermanente com relao ao que impermanente uma no distoro da percepo, uma no distoro da mente, uma no distoro do entendimento. Sofrimento com relao ao que sofrimento ... No-eu com relao ao que no-eu ... No belo com relao ao que no belo uma no distoro da percepo, uma no distoro da mente, uma no distoro do entendimento. Essas so as quatro no distores da percepo, no distores da mente, no distores do entendimento.

Percebendo permanente no impermanente,
prazer no doloroso,
eu naquilo que no-eu,
belo no feio,
os seres so destrudos pelo entendimento incorreto,
loucos, desvairados.

Atados pelo jugo de Mara,
da canga eles no tm descanso.
Os seres seguem perambulando,
conduzidos ao renascimento e morte.

Mas quando os Iluminados
surgem no mundo,
trazendo a luz para o mundo,
eles proclamam o Dhamma
que conduz ao fim do sofrimento.

Quando aqueles com sabedoria ouvem,
eles recuperam a razo,
vendo o impermanente como impermanente,
o sofrimento como sofrimento,
aquilo que no-eu como no-eu,
o no belo como tal.

Assumindo o entendimento correto,
eles superam todo sofrimento.

 


 

Notas:

[1] As distores so fundamentais na noo de ignorncia ou deluso no Budismo. No que sejamos defeituosos por natureza mas apenas que cometemos srios erros em muitos nveis ao tentar entender o mundo nossa volta. Na medida em que reconhecemos atravs da prtica da meditao o modo como interpretamos mal as nossas experincias podemos estar em melhor posio para corrigir esses erros e obter maior claridade.

As distores operam em trs nveis. Primeiro as distores da percepo (saa-vipallasa) fazem com que interpretemos mal a informao recebida atravs das portas dos sentidos. Por exemplo, podemos confundir uma corda no caminho como sendo uma cobra. Normalmente esses erros so corrigidos atravs de uma anlise mais cuidadosa, mas algumas vezes esses erros sensoriais so ignorados e se mantm.

Distores da mente ou do pensamento (citta-vipallasa) tm a ver com a etapa seguinte no processo cognitivo quando pensamos ou ponderamos sobre todo o tipo de coisas. A mente tende a elaborar com base na percepo e se os pensamentos tiverem por base percepes distorcidas, ento eles tambm sero distorcidos.

Em algum momento esses tipos de pensamentos se tornam habituais e evolvem para distores de entendimento (ditthi-vipallasa). Podemos estar to convencidos que existe uma cobra no caminho que no importa a quantidade de evidncias em contrrio, a nossa idia no ser modificada. Estamos aprisionados no entendimento incorreto.

Alm disso, esses trs nveis de distores so cclicos nossas percepes se formam no contexto do nosso entendimento que reforado pelos nossos pensamentos e os trs atuam em conjunto para criar os sistemas cognitivos que compem a nossa distinta personalidade.[Retorna]

Veja tambm o MN 18.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Dezembro 2006

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