Anguttara Nikaya IV.33

Siha Sutta

O Leo

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Bhikkhus, o leo, o rei dos animais, ao anoitecer sai do seu covil. Ele se espreguia, inspeciona os quatro quadrantes, ruge o seu rugido de leo trs vezes e depois ele vai em busca da caa.

Agora, quaisquer animais que ouam o rugido do leo, a maioria so agarrados pelo medo, agitao e terror. Aqueles animais que vivem nos buracos, se escondem nos buracos; aqueles que vivem nas florestas se refugiam nas florestas; e os pssaros se elevam no cu. Todos os elefantes reais que vivem nos vilarejos, cidades ou capitais, amarrados com fortes correias de couro, arrebentam e rompem essas correias e passando urina e excremento, correm em todas as direes apavorados. Tanto poder, bhikkhus, tem o leo, o rei dos animais, sobre os outros animais, to poderosa a sua influncia e majestade.

De modo semelhante, bhikkhus, um Tathagata surge no mundo, um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um lder insupervel de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime. Ele ensina o Dhamma assim: Assim a identidade, essa a origem da identidade, essa a cessao da identidade, esse o caminho que conduz cessao da identidade.[1]

Ento, bhikkhus, quaisquer devas que existam com vida longa, belos, cheios de felicidade, vivendo por muito tempo nos seus parasos celestiais eles tambm, ao ouvirem o Dhamma ensinado pelo Tathagata, a maioria [2] so agarrados pelo medo, agitao e terror, e exclamam: Oh, ns que pensvamos sermos permanentes somos na verdade impermanentes. Ns que pensvamos estarmos seguros estamos na verdade inseguros. Ns que pensvamos sermos eternos somos na verdade no-eternos. Portanto de fato somos impermanentes, inseguros e no-eternos e estamos dentro da esfera da identidade.

Tanto poder, bhikkhus, tem o Tathagata sobre o mundo com os seus devas, to poderosa a sua influncia e majestade.

 


Notas:

[1] Sakkaya, identidade, uma designao coletiva para os cinco agregados, khandhas. Na anlise da primeira nobre verdade dito que os cinco agregados influenciados pelo apego so sofrimento, isso implica que a identidade neste caso pode ser usada para representar a primeira nobre verdade. [Retorna]

[2] AA: os devas excludos da maioria so os devas que so nobres discpulos. Por terem destrudo as impurezas, o medo e terror no surge na mente deles. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 21 Julho 2007

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.