Anguttara Nikaya IV.169

Sasankhara Sutta

Atravs do Esforo

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Bhikkhus, h esses quatro tipos de pessoa que podem ser encontradas no mundo. Quais quatro? Aquela que realiza nibbana atravs do esforo nesta mesma vida. (2) Aquela que realiza nibbana atravs do esforo na dissoluo do corpo. [1] (3) Aquela que realiza nibbana sem esforo nesta mesma vida. (4) Aquela que realiza nibbana sem esforo na dissoluo do corpo. [2]

(1) "Como, bhikkhus, uma pessoa realiza nibbana atravs do esforo nesta mesma vida? Aqui, um bhikkhu permanece contemplando as coisas repulsivas no corpo, percebendo as coisas repulsivas na comida, percebendo o no-deleite com tudo no mundo, contemplando a impermanncia em todos os fenmenos condicionados; e ele tem a percepo da morte bem estabelecida internamente. Ele permanece na dependncia destes cinco poderes de um treinando: o poder da f, o poder da vergonha de cometer transgresses, o poder do temor de cometer transgresses, o poder da energia, o poder da sabedoria. Estas cinco faculdades nele surgem com proeminncia: as faculdades da f, energia, ateno plena, concentrao, e sabedoria. Porque essas faculdades so proeminentes, ele realiza nibbana atravs do esforo nesta mesma vida. Assim como a pessoa realiza nibbana atravs do esforo nesta mesma vida.

(2) "Como, bhikkhus, uma pessoa realiza nibbana atravs do esforo na dissoluo do corpo? Aqui, um bhikkhu permanece contemplando as coisas repulsivas no corpo ... e ele tem a percepo da morte bem estabelecida internamente. Ele permanece na dependncia destes cinco poderes de um treinando: o poder da f, o poder da vergonha de cometer transgresses, o poder do temor de cometer transgresses, o poder da energia, o poder da sabedoria. Estas cinco faculdades nele surgem com debilidade: as faculdades da f, energia, ateno plena, concentrao, e sabedoria. Porque essas faculdades so dbeis, ele realiza nibbana atravs do esforo na dissoluo do corpo. Assim como a pessoa realiza nibbana atravs do esforo na dissoluo do corpo.

(3) "Como, bhikkhus, uma pessoa realiza nibbana sem esforo nesta mesma vida? Aqui, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, um bhikkhu entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento ... entra e permanece no segundo jhana ... entra e permanece no terceiro jhana ... entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. Ele permanece na dependncia destes cinco poderes de um treinando: o poder da f, o poder da vergonha de cometer transgresses, o poder do temor de cometer transgresses, o poder da energia, o poder da sabedoria. Estas cinco faculdades nele surgem com proeminncia: as faculdades da f, energia, ateno plena, concentrao, e sabedoria. Porque essas faculdades so proeminentes, ele realiza nibbana sem esforo nesta mesma vida. Assim como a pessoa realiza nibbana sem esforo nesta mesma vida.

(4) "Como, bhikkhus, uma pessoa realiza nibbana sem esforo na dissoluo do corpo? Aqui, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, um bhikkhu entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento ... entra e permanece no segundo jhana ... entra e permanece no terceiro jhana ... entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. Ele permanece na dependncia destes cinco poderes de um treinando: o poder da f, o poder da vergonha de cometer transgresses, o poder do temor de cometer transgresses, o poder da energia, o poder da sabedoria. Estas cinco faculdades nele surgem com debilidade: as faculdades da f, energia, ateno plena, concentrao, e sabedoria. Porque essas faculdades so dbeis, ele realiza nibbana sem esforo na dissoluo do corpo. Assim como a pessoa realiza nibbana sem esforo na dissoluo do corpo.

"Esses, bhikkhus so os quatro tipos de pessoa que podem ser encontradas no mundo."

 


Notas:

[1] Neste sutta a expresso kayassa bheda - "com a dissoluo do corpo" - no seguida pela expresso param marana - "aps a morte" - tal como ocorre normalmente. A omisso parece deliberada. Talvez o propsito seja indicar que a pessoa sendo descrita realiza nibbana no momento exato da morte sem dar continuidade a uma nova existncia.
Veja tambm o Puttamansa Sutta no qual aparece a expresso "seres em busca de um nascimento". [Retorna]

[2] De acordo com este sutta a distino entre o uso de vrios objetos e os jhanas determina se nibbana realizado atravs do esforo ou sem esforo. A distino entre as faculdades proeminentes ou dbeis determina se nibbana realizado nesta vida ou na dissoluo do corpo. Os comentrios explicam que os dois primeiros tipos so os praticantes de insight "direto" ou "seco" ("dry insight") que tomam os fenmenos condicionados como objeto. J os dois ltimos tipos so aqueles que tomam a tranquilidade como seu veculo.

Nota do tradutor: Em contraponto aos comentrios, no sutta no h uma meno especfica de que os dois primeiros tipos no possuem experincia de jhana. No primeiro caso, todas as faculdades, incluindo a concentrao, so ditas serem proeminentes o que pode ser interpretado como a presena dos jhanas. J no segundo caso, as faculdades so dbeis e apesar de no indicar qual, ou quais faculdades so dbeis, pode ser argumentado que este praticante pode no possuir os jhanas ou pode no t-los desenvolvido por completo. No quarto caso parece que a debilidade da faculdade da sabedoria a razo para realizar nibbana na dissoluo do corpo. [Retorna]

Veja tambm: Vitthara Sutta.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 14 Junho 2013

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