Anguttara Nikaya IV.111

Kesi Sutta

Para Kesi o Treinador de Cavalos

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Ento Kesi o treinador de cavalos foi at o Abenoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado o Abenoado lhe disse:

Voc Kesi um homem bem formado, um treinador de cavalos domveis. E como voc treina um cavalo domvel?

Senhor, eu treino um cavalo domvel [ s vezes ] com doura, [ s vezes ] com severidade, [ s vezes ] com ambos doura e severidade.

E se um cavalo domvel no se submete ao treinamento com doura ou ao treinamento com severidade ou ao treinamento com doura e severidade, Kesi, o que voc faz?

Se um cavalo domvel no se submete ao treinamento com doura ou ao treinamento com severidade ou ao treinamento com doura e severidade, ento eu o mato. E por que isso? [Eu penso] Que isso no seja uma vergonha para a minha linhagem de treinadores. Porm senhor, o Abenoado um inigualvel mestre de pessoas domveis. Como voc treina uma pessoa domvel?

Kesi, eu treino uma pessoa domvel [ s vezes ] com doura, [ s vezes ] com severidade, [ s vezes ] com ambos doura e severidade.

Usando doura, [ eu ensino ] Essa a conduta corporal benfica. Esse o resultado da conduta corporal benfica. Essa a conduta verbal benfica. Esse o resultado da conduta verbal benfica. Essa a conduta mental benfica. Esse o resultado da conduta mental benfica. Assim so os devas. Assim so os seres humanos.

Usando severidade [ eu ensino ] Essa a conduta corporal prejudicial. Esse o resultado da conduta corporal prejudicial. Essa a conduta verbal prejudicial. Esse o resultado da conduta verbal prejudicial. Essa a conduta mental prejudicial. Esse o resultado da conduta mental prejudicial. Assim o inferno. Assim o tero animal. Assim so os fantasmas.

Usando doura e severidade [ eu ensino ] Essa a conduta corporal benfica. Esse o resultado da conduta corporal benfica. Essa a conduta corporal prejudicial. Esse o resultado da conduta corporal prejudicial. Essa a conduta verbal benfica. Esse o resultado da conduta verbal benfica. Essa a conduta verbal prejudicial. Esse o resultado da conduta verbal prejudicial. Essa a conduta mental benfica. Esse o resultado da conduta mental benfica. Essa a conduta mental prejudicial. Esse o resultado da conduta mental prejudicial. Assim so os devas. Assim so os seres humanos. Assim o inferno. Assim o tero animal. Assim so os fantasmas.

E se uma pessoa domvel no se submete ao treinamento com doura ou ao treinamento com severidade ou ao treinamento com doura e severidade, o que voc faz?

Se uma pessoa domvel no se submete ao treinamento com doura ou ao treinamento com severidade ou ao treinamento com doura e severidade, ento Kesi, eu a mato.

Mas no correto que o Abenoado tire a vida de algum! E no entanto o Abenoado acaba de dizer, Kesi, eu o mato

verdade Kesi, no correto que o Tathagata mate. Porm se uma pessoa domvel no se submete ao treinamento com doura ou ao treinamento com severidade ou ao treinamento com doura e severidade ento o Tathagata considera que essa pessoa no digna de que se lhe dirija a palavra ou de ser admoestada e os seus sbios companheiros na vida santa consideram que essa pessoa no digna de que se lhe dirija a palavra ou de ser admoestada. Isso o que significa ser totalmente destrudo na Doutrina e na Disciplina, quando o Tathagata no considera algum digno de que se lhe dirija a palavra ou de ser admoestado, e que os seus sbios companheiros na vida santa no o considerem digno de que se lhe dirija a palavra ou de ser admoestado.

Sim senhor, efetivamente algum totalmente destrudo se o Tathagata no o considera digno de que se lhe dirija a palavra ou de ser admoestado, e que os seus sbios companheiros na vida santa no o considerem digno de que se lhe dirija a palavra ou de ser admoestado.

Magnfico, Venervel senhor! Magnfico, Venervel senhor! O Abenoado esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Eu busco refgio no Abenoado, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Abenoado me aceite como discpulo leigo que buscou refgio para o resto da vida.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 14 Fevereiro 2006

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