9. Papavagga

O Mal

 


 

 

Alguns nascem no ventre,
malvados no inferno,
aqueles no bom caminho vão para o paraíso,
enquanto que aqueles sem impurezas: Nibbana.
                                                        Dhp 126

Para ouvir

 


 

[Nota Verso 126] Sagga (paraíso): nos comentários tradicionais, sagga é definido como se segue: rupadihi pañca kama gunehi sutthu aggoti - saggo. Que significa: o lugar onde os prazeres dos cinco sentidos aparecem com a maior intensidade possível. Aqueles que vivem nos paraísos são chamados de devas.

Gabbham eke uppajjanti (nascem no ventre): de acordo com o Budismo existem quatro tipos de geração, a saber: geração em um ovo (andaja), geração em um ventre (jalabuja), geração na umidade (samsedaja), geração espontânea (opapatika). Veja mais no MN12.

Nirayam pa pakammino (malvados no inferno): niraya = ni + aya = desprovido de felicidade. Existem quatro tipos de nirayas - ou seja, os estados de privação (apaya), o reino animal (tiracchanayoni), o reino dos petas (petayoni), e o reino dos demônios-asuras (asurayoni). Nenhum desses estados é eterno. De acordo com seus kammas prejudiciais os seres podem renascer nesses mundos de existência miseráveis. Depois de morrerem nesses mundos eles podem renascer em mundos mais felizes de acordo com seus kammas benéficos passados.

Parinibbanti anasava (aqueles sem impurezas: Nibbana): os arahants, após a morte, não renascem, mas sim realizam o parinibbana. Veja no glossário a definição de parinibbana.

 

 

Revisado: 12 Janeiro 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.