5. Balavagga

Tolos

 


 

 

“Eu tenho filhos, eu tenho riquezas”,
pensando assim, o tolo se preocupa.
Se nem ele é dele mesmo,
como seriam dele filhos e riquezas?
                                                        Dhp 62

Para ouvir

 


 

[Nota Verso 62] Atta hi attano natthi (nem ele é dele mesmo): os tolos se consideram como possuidores de filhos e riquezas, mas na verdade, nem eles próprios são “deles”. Se o “eu” “deles” pertencesse a eles, eles poderiam controlá-lo como quisessem. Mas eles envelhecem, decaem; adoecem; coisas inesperadas acontecem com eles, dessa forma, como eles podem pensar que são donos de si mesmos?

“Grãos, posses, dinheiro, todas as coisas que você ama, serviçais, empregados, sócios ... nada disso você poderá levar consigo, terá que deixá-los de lado. Mas todo kamma que você fizer, quer seja com o corpo, linguagem ou mente, essa é a sua real possessão, e você deve viver com esse kamma. Esse kamma irá segui-lo, tal como a sombra segue o seu dono.” [SN.I.93] (SN III.20)

Todos os seres morrem. A vida termina na morte. Os seres seguem de acordo com suas ações, experimentando os resultados de suas ações benéficas e prejudiciais. Aqueles que praticam atos prejudiciais vão para os estados miseráveis, e os que fazem ações benéficas, alcançam os paraísos. “Portanto, pratiquem ações benéficas, colham benefícios para o futuro. A bondade é o fundamento para o que virá depois.” [SN.I.93] (SN III.20)

 

 

Revisado: 14 Abril 2012

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.