4. Pupphavagga
Flores
|
Com os desejos insaciáveis, |
Para ouvir
[Nota Verso 48] Antako (morte): literalmente, o assassino. Este é um outro epíteto para Mara - morte. Nesse verso, o assassino é dito manter sob o seu domínio todos aqueles que estão apegados aos prazeres sensuais e ignoram todas as outras coisas.
Kama (prazeres sensuais): pode denotar: 1) sensualidade subjetiva, o desejo sensual; 2) sensualidade objetiva, os objetos dos sentidos.
Sensualidade subjetiva ou desejo sensual é direcionado para todos os objetos dos sentidos: é um dos cinco obstáculos, um dos dez grilhões, um dos três tipos desejos, um dos três tipos de pensamentos incorretos. Desejo sensual também é uma das impurezas (asavas) e apegos.
"Bhikkhus, existem esses cinco elementos do prazer sensual. Quais são os cinco? Formas conscientizadas pelo olho que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Sons conscientizados pelo ouvido ... Aromas conscientizados pelo nariz ... Sabores conscientizados pela língua ... Tangíveis conscientizados pelo corpo que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobiça."
Os dois tipos de sensualidade são também chamados de: kama como uma impureza mental, como a base objetiva da sensualidade. O desejo sensual é completamente eliminado no estágio de não-retorno. O perigo e o sofrimento dos desejos sensuais são frequentemente descritos nos textos, que muitas vezes, insistem no fato de que aquilo que prende o homem ao mundo dos sentidos não são os órgãos dos sentidos nem os objetos dos sentidos, mas sim o desejo sensual.
Revisado: 16 Abril 2013
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.