4. Pupphavagga

Flores

 


 

 

Com os desejos insaciáveis,
colhendo apenas as flores do prazer,
com uma mente que se apega aos prazeres sensuais,
será subjugado pelo Senhor da Morte.
                                                        Dhp 48

Para ouvir

 


 

[Nota Verso 48] Antako (morte): literalmente, o assassino. Este é um outro epíteto para Mara - morte. Nesse verso, o assassino é dito manter sob o seu domínio todos aqueles que estão apegados aos prazeres sensuais e ignoram todas as outras coisas.

Kama (prazeres sensuais): pode denotar: 1) sensualidade subjetiva, o desejo sensual; 2) sensualidade objetiva, os objetos dos sentidos.

Sensualidade subjetiva ou desejo sensual é direcionado para todos os objetos dos sentidos: é um dos cinco obstáculos, um dos dez grilhões, um dos três tipos desejos, um dos três tipos de pensamentos incorretos. Desejo sensual também é uma das impurezas (asavas) e apegos.

"Bhikkhus, existem esses cinco elementos do prazer sensual. Quais são os cinco? Formas conscientizadas pelo olho que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Sons conscientizados pelo ouvido ... Aromas conscientizados pelo nariz ... Sabores conscientizados pela língua ... Tangíveis conscientizados pelo corpo que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobiça."

Os dois tipos de sensualidade são também chamados de: kama como uma impureza mental, como a base objetiva da sensualidade. O desejo sensual é completamente eliminado no estágio de não-retorno. O perigo e o sofrimento dos desejos sensuais são frequentemente descritos nos textos, que muitas vezes, insistem no fato de que aquilo que prende o homem ao mundo dos sentidos não são os órgãos dos sentidos nem os objetos dos sentidos, mas sim o desejo sensual.

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.