3. Cittavagga
Mente
|
Qualquer dano que um inimigo faça a um inimigo, |
Para ouvir
[Nota Verso 42] Diso disam (o que um inimigo faz a um inimigo): da mesma forma, aquele que odeia pode causar dano para o odiado. A conclusão do verso é que o mal que é feito para uma pessoa por sua própria mente mal direcionada é pior do que um bandido poderia fazer para outro bandido rival ou pior do que dois inimigos fazem uns aos outros. A mente não desenvolvida é o pior inimigo que alguém pode ter.
Miccha panihitam (mal direcionada): a mente pode ser direcionada da maneira correta. Em tal situação, o resultado é benéfico. Quando isso acontece, a mente bem direcionada prova ser o melhor amigo que alguém pode ter. Mas, quando a direção dada à mente é errada, ela pode causar para a pessoa um dano maior do que qualquer inimigo.
Miccha panihitam cittam (mente direcionada de forma inábil): O que se conclui aqui é que a mente de uma pessoa pode causar um dano maior do que qualquer inimigo poderia causar a outro. Desta forma, uma mente mal direcionada é um inimigo interno - muito pior do que um inimigo externo.
Uma mente direcionada de forma inábil: a mente voltada para os dez tipos de ações prejudiciais - ou seja, 1. matar, 2. roubar, 3. conduta imprópria com relação aos prazeres sensuais, 4. linguagem mentirosa, 5. linguagem maliciosa, 6. linguagem grosseira, 7. linguagem frívola, 8. cobiça, 9. má vontade, e 10. entendimento incorreto.
Revisado: 7 Janeiro 2012
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.