3. Cittavagga

Mente

 


 

 

Uma pessoa com a mente instável,
que não compreende o verdadeiro Dhamma,
que tem convicção hesitante:
a sabedoria não chega à sua plenitude.
                                                        Dhp 38

Alguém que tem uma mente não inundada (pela cobiça),
uma mente que não é abalada pelo ódio,
que abandonou o mal, e o bem também,
um Desperto, para ele não há medo.
                                                        Dhp 39

Para ouvir

 


 

[Nota Versos 38 e 39] Anavatthitacittassa (mente instável): para uma pessoa com uma mente instável ou não estabilizada. Todas as pessoas comuns têm mentes que são instáveis. Suas mentes não são constantes e, consequentemente, carecem de unicidade. Uma pessoa que possuir tal tipo de mente terá dificuldades para progredir no Caminho da Libertação.

Saddhammam avijanato (não compreende o verdadeiro Dhamma): uma pessoa que não tem conhecimento do Ensinamento bem exposto pelo Buda.

Pariplava pasadassa (convicção hesitante): um indivíduo cuja convicção e confiança são hesitantes não será capaz de fazer um progresso constante.

Anavassuta cittassa (mente não inundada): essa é uma qualidade positiva. Aqui se refere à pessoa cuja mente não seja inundada pela cobiça. Isso envolve o contaminante fluxo de entrada das impurezas por meio das reações sensoriais (isto é, responder a visões, sons, cheiros, etc.).

Ananvahatacetaso (mente não abalada): a pessoa cuja mente permanece inabalável (pela cobiça, ódio, etc). Como a mente está perfeitamente intacta, ele pode utilizá-la para seu progresso espiritual.

Natthi jagarato bhayam (não há medo para um Desperto): ele está sempre alerta, observando as impurezas que podem afetar a sua mente. Devido a esta vigilância a pessoa Desperta não tem medo de nada. Não deve ser entendido erroneamente que os Arahants não dormem. Tanto dormindo como acordados eles são considerados como os sem sono ou vigilantes, uma vez que as cinco faculdades espirituais - ou seja, convicção (saddha), energia (viriya), atenção plena (sati), concentração (samadhi) e sabedoria (pañña) estão sempre presente neles.

Puññapapapahinassa (abandonou o mal e o bem também): aquele que transcende as noções de boas e más ações, sem nenhum apego particular às recompensas. Isso implica num elevado grau de equanimidade, uma vez que indica um desapego livre de ego. Não há nenhum apego ao ato de dar, a quem o recebe, ou ao presente dado. Os Arahants, no entanto, tendo transcendido toda a vida - a presente e o renascimento - ao fazerem ações, são ditos estarem "além do mérito e demérito."

As ações de um Arahant, um perfeitamente iluminado, não são nem boas nem más, porque ele foi para além do bem e do mal. Isso não significa que ele seja passivo. Ele é ativo, mas sua atividade é altruísta e é direcionada para ajudar os outros a trilharem o caminho que ele mesmo trilhou. Suas ações, que em geral são aceitas como boas, carecem de força criativa dele mesmo para produzir efeitos Kammicos. Ele contudo, não é isento dos efeitos de suas ações passadas. Ele não acumula novas atividades kammicas. Quaisquer ações que ele faça, como um Arahant, são chamadas de "inoperantes" (kiriya), e não são considerados como Kamma. Elas são eticamente ineficazes. Entendendo as coisas tal como elas realmente são, ele finalmente quebrou a cadeia cósmica de causa e efeito.

 

 

Revisado: 7 Janeiro 2012

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