24. Tanhavagga

O Desejo

 


 

 

Tal como uma furtiva trepadeira
o desejo cresce naquele que negligente.
Assim ele segue saltando de vida em vida
tal como um macaco em busca de fruta na floresta.
                                                        Dhp 334

[Nota 1]

Se no mundo
esse desejo pegajoso e grosseiro o subjuga,
as tristezas crescero
como o capim aps a chuva.
                                                        Dhp 335

Se no mundo, voc subjuga
esse desejo pegajoso e grosseiro, que difcil de escapar,
as tristezas se esvairo,
como gotas de gua num ltus.
                                                        Dhp 336

Todos aqui presentes, eu digo,
estejam bem!
Desenraizem o desejo
tal como algum em busca da perfumada raiz de birana.
No permitam ser esmagados repetidas vezes por Mara,
tal como as hastes do junco numa enxurrada.
                                                        Dhp 337

Tal como uma rvore, embora cortada,
brota outra vez se as razes permanecerem intactas e fortes,
da mesma forma,
at que o desejo latente tenha sido desenraizado,
o sofrimento ir brotar repetidas vezes.
                                                        Dhp 338

Quando as trinta e seis torrentes (do desejo)
fluem com intensidade para os objetos do prazer,
essa pessoa deludida
arrastada pelos pensamentos apaixonados.
                                                        Dhp 339

[Nota 2]

Por toda parte essas torrentes fluem
e a trepadeira (do desejo) brota e cresce.
Ao ver que a trepadeira brotou,
decepe a sua raiz com sabedoria.
                                                        Dhp 340

[Nota 3]

Nos seres impregnados pelo desejo
surgem os prazeres dos sentidos.
Com inclinao pelo prazer, em busca do deleite,
eles so aprisionados pelo nascimento e decrepitude.
                                                        Dhp 341

Seres aprisionados pelo desejo
so aterrorizados como um coelho apanhado no lao.
Presos por grilhes e apegos
o seu sofrimento persiste por muito tempo.
                                                        Dhp 342

[Nota 4]

Seres aprisionados pelo desejo
so aterrorizados como um coelho apanhado no lao.
Portanto um bhikkhu que almeja pelo desapego
deveria subjugar o desejo.
                                                        Dhp 343

Sem desejo (pela vida em famlia) encontra prazer na floresta (isto , como um bhikkhu),
mas depois de livre, corre de volta para a vida em famlia.
Observem bem essa pessoa,
embora livre regressa para a escravido.
                                                        Dhp 344

Um grilho feito de cnhamo, madeira ou ferro
no to forte, assim diz um sbio,
quanto o desejo e paixo por
filhos, esposas, jias e ornamentos.
                                                        Dhp 345

Esse um forte grilho, assim diz um sbio,
que puxa para baixo, embora flexvel, difcil de ser removido.
O sbio disso tambm se desfaz.
Eliminando a paixo, renunciando ao mundo,
abandonando os prazeres sensuais.
                                                        Dhp 346

Enredado pela paixo
recair na torrente (de samsara)
tal como uma aranha na sua prpria teia.
Elimine a paixo, renuncie ao mundo,
abandone todo sofrimento.
                                                        Dhp 347

Abandone o passado, abandone o futuro,
abandone o presente, cruze para a outra margem.
Com a mente liberta de tudo
no regresse ao nascimento e decrepitude.
                                                        Dhp 348

[Nota 5]

Contemplando os sinais de beleza,
atormentado por pensamentos,
dominado pelas paixes,
o desejo apenas cresce,
assim de fato os grilhes so fortalecidos.
                                                        Dhp 349

Contemplando os aspectos repulsivos do corpo,
acalmando os pensamentos,
sempre com ateno plena,
o desejo ter um fim
assim de fato os grilhes sero rompidos.
                                                        Dhp 350

[Nota 6]

Tendo realizado o objetivo, destemido,
livre do desejo e das paixes,
arrancou o espinho da existncia,
este o seu ltimo corpo.
                                                        Dhp 351

Livre do desejo e do apego,
hbil no verdadeiro significado
e conhecendo a correta seqncia dos ensinamentos,
sendo este o seu ltimo corpo,
com profunda sabedoria, um homem superior.
                                                        Dhp 352

Eu sou aquele que transcendeu tudo, aquele que tudo conhece,
imaculado entre todas as coisas, renunciando a tudo,
libertado pela cessao do desejo. Tendo conhecido tudo isso
por mim mesmo, a quem devo apontar como mestre?
                                                        Dhp 353

[Nota 7]

Oferecer o Dhamma supera todas as demais oferendas.
O sabor do Dhamma supera todos os demais sabores.
O prazer do Dhamma supera todos os demais prazeres.
A libertao do desejo o fim do sofrimento.
                                                        Dhp 354

As riquezas arrunam o tolo
mas no aquele em busca da outra margem,
desejando riquezas o tolo
arruna a si mesmo e aos outros.
                                                        Dhp 355

[Nota 8]

As ervas daninhas so a praga dos campos,
a cobia a praga da humanidade.
Assim aquilo que oferecido a quem est livre da cobia
resulta em abundantes frutos.
                                                        Dhp 356

As ervas daninhas so a praga dos campos,
a raiva a praga da humanidade.
Assim aquilo que oferecido a quem est livre da raiva
resulta em abundantes frutos.
                                                        Dhp 357

As ervas daninhas so a praga dos campos,
a deluso a praga da humanidade.
Assim aquilo que oferecido a quem est livre da deluso
resulta em abundantes frutos.
                                                        Dhp 358

As ervas daninhas so a praga dos campos,
o desejo a praga da humanidade.
Assim aquilo que oferecido a quem est livre do desejo
resulta em abundantes frutos.
                                                        Dhp 359

 


 

ndice                                                                                             25. Bhikkhuvagga

 


 

Notas:

[Nota 1 - Verso 334] Desejo - tanha em pali: pela sensualidade, por ser/existir, ou por no ser/existir. [Retorna]

[Nota 2 - Verso 339] As trinta e seis torrentes do desejo so os trs tipos de desejo, (pelos prazeres dos sentidos, por ser/existir, por no ser/existir), em relao a cada uma das doze bases, (os seis meios dos sentidos, incluindo a mente, e os seus respectivos objetos).
Veja tambm o Bahuvedaniya Sutta. [Retorna]

[Nota 3 - Verso 340] O desejo brota atravs dos seis meios dos sentidos e cresce com base nos objetos dos sentidos. [Retorna]

[Nota 4 - Verso 342] Grilhes e apegos: samyojana e sanga em pali.
Samyojana so os grilhes que aprisionam a mente ao ciclo de renascimentos.
Sanga so cinco tipos de apegos - cobia (raga), raiva (dosa), deluso (moha), presuno (mana), idias (ditthi). [Retorna]

[Nota 5 - Verso 348] Abandonar o passado, futuro e presente o abandono do apego aos agregados - veja khandha no glossrio.
Cruzar para a outra margem, veja o smile da balsa no Alagaddupama Sutta. [Retorna]

[Nota 6 - Verso 350] Contemplar os aspectos repulsivos do corpo, veja asubha no glossrio. [Retorna]

[Nota 7 - Verso 353] Esta foi a resposta do Buda pergunta de Ajivaka Upaka no Ariyapariyesana Sutta. [Retorna]

[Nota 8 - Verso 355] Busca da outra margem, veja o smile da balsa no Alagaddupama Sutta. [Retorna]


ndice                                                                                              25. Bhikkhuvagga

 

 

Revisado: 18 Julho 2015

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