2. Appamadavagga

Diligência

 


 

 

Quando um sábio afasta
a negligência através da diligência,
tendo ascendido à torre da sabedoria,
inabalável e sem aflição,
ele examina os tolos, observa o povo se afligindo,
tal como um montês observa aqueles na planície.
                                                        Dhp 28

Para ouvir

 


 

[Nota Verso 28] Sokinim pajam (o povo se afligindo): isto estabelece uma característica das massas comuns - os homens e mulheres mundanos. Todos são descritos como "sofrendo". Pesar, sofrimento, é uma situação inevitável da vida mundana. Apenas os homens mais avançados em sabedoria podem superar essa situação de vida. Pesar, ou sofrimento, foi descrito pelo Buda como uma verdade universal. Nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento, a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento, a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento, não obter o que se deseja é sofrimento. Em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento. O Buda não nega a felicidade na vida ao dizer que há sofrimento. Muito pelo contrário, ele admite diferentes formas de felicidade, tanto material quanto espiritual, tanto para os leigos como para os monges. Nos ensinamentos do Buda, há uma lista de felicidades, como a felicidade da vida em família e a felicidade da vida de um recluso, a felicidade dos prazeres sensuais e a felicidade da renúncia, a felicidade do apego e a felicidade do desapego, a felicidade física e a felicidade mental, etc. Mas todos esses são considerados como sofrimento. Mesmo os mais puros estados espirituais de êxtase realizados pela prática da meditação mais profunda são considerados como sofrimento.

O conceito de sofrimento pode ser visto a partir de três aspectos: (i) sofrimento devido à dor (dukkha-dukkhata), (ii) sofrimento devido à mudança e (viparinama-dukkhata), (iii) sofrimento inerente às formações (sankhara-dukkhata). Todos os tipos de sofrimento na vida, como nascimento, velhice, doença, morte, a associação com pessoas e situações desagradáveis, a separação dos entes queridos e de condições agradáveis, não conseguir o que se deseja, tristeza, lamentação, estresse - todas essas formas de sofrimento físico e mental, que são universalmente aceitos como o sofrimento ou dor, são incluídos no aspecto de sofrimento devido à dor. Uma sensação prazerosa, uma situação feliz na vida, não é permanente, não é eterna. Ela muda, mais cedo ou mais tarde e, quando isso acontece, produz dor, sofrimento, infelicidade. Essa vicissitude está incluída no aspecto de sofrimento devido à mudança. É fácil entender as duas formas de sofrimento mencionadas acima. Ninguém vai contestá-las. Este aspecto da Primeira Nobre Verdade é mais popularmente conhecido porque é fácil de entender. É uma experiência comum em nossas vidas cotidianas. Mas o terceiro tipo de sofrimento inerente às formações é o mais importante aspecto filosófico da Primeira Nobre Verdade, e ele exige certa explicação analítica do que consideramos como um "ser", como um "indivíduo" ou como "eu".

O que chamamos de "ser", ou "indivíduo", ou "eu", de acordo com a filosofia budista, é apenas uma combinação de forças/energias físicas e mentais em constante mudança, e que podem ser divididos em cinco grupos ou agregados.

Dharo bale avekkhati (ele examina os tolos): os Arahants, livres do sofrimento, olham com compaixão através de seu Olho Divino para os tolos, que, estando sujeitos a repetidos nascimentos, não estão livres do sofrimento.

 

 

Revisado: 17 Dezembro 2011

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