2. Appamadavagga

Diligência

 


 

 

Os tolos e ignorantes
se entregam à negligência,
mas os sábios preservam a diligência
como o seu maior tesouro.
                                                        Dhp 26

Para ouvir

 


 

[Nota Verso 26] Bala (tolo): essa categorização ocorre na maior parte dos ensinamentos do Buda. A pessoa referida através dessa expressão é geralmente considerada como uma pessoa ignorante ou tola. Mas isso não significa que tal pessoa não é uma conhecedora de artes e ofícios. O que se entende é que a pessoa referida não é plenamente atenta o suficiente à realidade, não sendo capaz de entender a real natureza das coisas. O comportamento dessa pessoa é, algumas vezes, considerado como infantil e imaturo em termos de evolução espiritual. Ela se entrega ao egoísmo excessivo e à busca dos prazeres sensuais. Ela não se esforça pela integridade, pela virtude e em levar uma vida com boa conduta. Ela não sabe o que é benéfico para si mesma neste mundo e no próximo mundo. No jargão da psicologia moderna, significa "uma pessoa emocionalmente imatura".

Pamadam anuyuñjanti (se entregam à negligência): o termo pamada literalmente significa a "loucura básica" da qual todas as pessoas não iluminadas sofrem. Significa ser arrastado pelas emoções e perder consciência da realidade. É falta de controle emocional. É o mesmo que imaturidade emocional. Também pode ser chamada de "neurose". Nós a traduzimos aqui como negligência, em oposição à diligência.

Settham dhanam iva (como o seu maior tesouro): a expressão diz respeito ao diligente. Eles protegem sua diligência como alguém protegeria um grande tesouro. Aquelas pessoas que são sensuais, pensam em riqueza como meios para desfrutar dos prazeres mundanos. Portanto, para elas a riqueza mundana é o único tesouro que importa. Nos antigos comentários, os tesouros mundanos são considerados sete em número. Eles são ouro, prata, pérolas, jóias, lápis-lazúli, conchas, e a gema shila. Mas para os buscadores da verdade os tesouros são a diligência e a perseverança. Estes asseguram os meios de obter os mais elevados frutos da realização espiritual.

 

 

Revisado: 17 Dezembro 2011

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.