2. Appamadavagga
Diligência
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A diligência é o caminho para o Imortal, |
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O sábio então, reconhecendo |
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Os sábios, sempre absortos em jhana, |
Para ouvir
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[Nota Versos 21, 22 e 23] Appamada (diligência): essa é uma expressão encontrada em diversos contextos dos Ensinamentos do Buda. Ela aparece até mesmo em suas palavras finais. O significado exato de appamada é "sanidade", ou ausência de loucura que, de acordo com o Budismo, não é um estado mundano (puthujjana), mas sim um estado supramundano (ariya). O que o Buda queria dizer com esse termo é a constante vigilância e a aguçada consciência do processo de experiência. Os treinandos são instruídos a estarem constantemente conscientes da experiência interior para evitarem o envolvimento com o ser/existir (bhava). Portanto essa vigilância é um estado mental constante de um treinando mais avançado e de um Iluminado.
Amata (imortal): Nibbana, o objetivo último dos Budistas. Esse é um termo positivo que claramente indica, nibbana não ser a aniquilação ou um estado de nada, tal como algumas pessoas tendem a acreditar. É um estado permanente, imortal e supramundano que não pode ser expresso em palavras mundanas.
Na miyanti (não morrem): Isso não deve ser entendido no sentido de que eles são imortais. Nenhum ser é imortal, nem mesmo o Buda ou os Arahants. A idéia implícita aqui é que os diligentes, que realizam nibbana, não renascem, e portanto, não morrem. Os negligentes são considerados como mortos porque eles não estão decididos a fazer o bem e estão sujeitos a repetidos nascimentos e mortes.
Nibbana: ni + vana, literalmente, abandono do desejo. É um estado supramundano que pode ser realizado nessa própria vida. Este também é explicado como sendo a extinção das paixões, mas não como um estado de nada. É um estado atemporal de libertação e bem-aventurança que resulta da completa erradicação das paixões.
Revisado: 17 Dezembro 2011
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