1. Yamakavagga
Versos Gêmeos
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Aqui ele se aflige e no futuro se afligirá, |
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Aqui ele se alegra, e no futuro se alegrará, |
Para ouvir
[Nota Versos 15 e 16] Pessoas que cometem ações prejudiciais estão inconscientes das consequências no momento em que as cometem. Portanto, elas tendem a se arrepender ao ver as consequências daquilo que fizeram. Isso cria pesar. Isso não significa que um ser humano sempre terá de sofrer as consequências dos seus atos, sem qualquer esperança. Se fosse assim, não haveria nenhum benefício em seguir uma vida religiosa, nem haveria oportunidade para se empenhar pela própria libertação.
Nesse par de versos, sofrimento e felicidade no próximo mundo também são mencionados. Os Budistas não acreditam que esta vida na Terra seja a única vida e que os seres humanos são o único tipo de ser existente. Mundos de existência são numerosos e os seres inumeráveis. Depois da morte alguém pode nascer como um ser humano, num estado sub-humano ou num plano celestial, de acordo com suas ações. O assim chamado ser na vida subsequente não é o mesmo que seu predecessor (já que ele mudou) nem absolutamente diferente (visto que é um fluxo de vida idêntico). O Budismo nega a identidade do ser, mas afirma a identidade do processo.
Katapuñño (benfeitor): o comentário menciona o discípulo leigo chamado Dhammika desfrutando de grande alegria no seu leito de morte porque durante a sua vida ele tinha acumulado uma vasta quantidade de ações benéficas. Qualquer indivíduo que recorde uma vida de conduta virtuosa e, em consequência, possa esperar após a morte um nascimento num estado agradável, pode ser descrito como um katapuñño.
Modati: rejubilar-se. Esse é o estado mental de uma pessoa que acumulou uma vida de conduta virtuosa. No fim da vida ela pode desfrutar de uma sensação de alegria, assim como o discípulo Dhammika nesse verso.
Revisado: 12 Novembro 2011
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