O Poder Curativo dos Preceitos

Por

Ajaan Thanissaro

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O Buda era como um mdico, tratando os males espirituais da raa humana. O caminho da prtica que ele ensinou como um tratamento para coraes e mentes sofredoras. Essa forma de compreender o Buda e os seus ensinamentos remonta aos textos mais antigos e no entanto tambm bastante atual. A prtica de meditao Budista freqentemente anunciada como um meio de cura e atualmente um nmero significativo de psicoterapeutas recomendam aos seus pacientes que tentem a meditao como parte do seu tratamento.

No entanto, depois de muitos anos ensinando e praticando a meditao como terapia, muitas pessoas descobriram que a meditao por si s no suficiente. Baseado na minha prpria experincia, descobri que os meditadores ocidentais tendem a ser mais afligidos por um certo amargor e carncia de auto-estima que quaisquer Asiticos que tenham sido meus alunos. As suas mentes esto to machucadas pela civilizao moderna que lhes falta a resilincia e a persistncia necessrias para que a prtica da concentrao e insight possam ser genuinamente teraputicas. Outros professores tambm observaram esse problema e como resultado, muitos deles decidiram que o caminho Budista no suficiente para as nossas necessidades em particular. Para compensar essa insuficincia eles tm experimentado outros meios para complementar a prtica de meditao, combinando-a com coisas como mitos, poesia, psicoterapia, ativismo social, saunas, rituais matinais e at mesmo tocar tambor. O problema, no entanto, pode no ser a falta de algo no caminho Budista, mas sim o fato de ns no termos seguido o tratamento completo do Buda.

O caminho Budista consiste no s na prtica de ateno plena, concentrao e insight, mas tambm na virtude, comeando pelos cinco preceitos. Na verdade, os preceitos constituem o primeiro passo no caminho. Existe uma tendncia no Ocidente de descartar os cinco preceitos como regras da escola dominical atadas s normas culturais antigas que no mais se aplicam nossa moderna sociedade, mas isso omite o papel que o Buda intencionava: os preceitos so parte do tratamento para mentes machucadas. Especialmente, eles tm como objetivo curar dois padecimentos subjacentes baixa auto-estima: remorso e negao.

Quando as nossas aes no esto altura de um certo padro de comportamento, ou ns (1) sentimos remorso, ou (2) nos ocupamos com um dos dois tipos de negao, (a) negando que as nossas aes na verdade tenham ocorrido, ou (b) negando que os padres de medio sejam realmente vlidos. Essas reaes so como feridas na mente. O remorso uma ferida aberta, sensvel ao toque, enquanto que a negao como a cicatriz endurecida, retorcida em torno de um ponto sensvel. Quando a mente est ferida dessa forma, ela no capaz de se estabelecer com conforto no presente, pois ela est repousando sobre a carne esfolada, exposta, ou sobre ns calcificados. Mesmo quando ela forada a permanecer no presente, ela est ali apenas de modo tenso, distorcido e parcial, e assim os insights que ela obtm tendem tambm a serem distorcidos e parciais. S se a mente estiver livre de feridas e cicatrizes poderemos esperar que ela se estabelea com conforto e liberdade no presente, e que faa surgir o discernimento sem distores.

nisso que entram os cinco preceitos: eles foram desenhados para curar essas feridas e cicatrizes. A auto-estima saudvel provm do fato de estarmos altura de um conjunto de padres que so prticos, bem definidos, humanos e dignos de respeito; os cinco preceitos esto formulados de tal forma que proporcionam justamente esse conjunto de padres.

Prticos: Os padres definidos pelos preceitos so simples no matar de forma intencional, no roubar, no ter sexo imprprio, no mentir, no ingerir embriagantes. totalmente possvel viver de acordo com esses padres. Nem sempre fcil ou conveniente, mas sempre possvel. Eu presenciei esforos para traduzir os preceitos em padres que soem mais eminentes ou nobres tomando, por exemplo, o segundo preceito e ampliando o seu significado para: no abusar dos recursos do planeta mas mesmo as pessoas que reformularam os preceitos dessa forma admitem ser impossvel honr-los. Qualquer um que tenha lidado com pessoas que sofreram danos psicolgicos sabe que quase sempre o dano provm de ter-lhes sido conferido padres impossveis de serem honrados. Se voc puder dar s pessoas padres que requerem pouco esforo e ateno, e possveis de serem cumpridos, a auto-estima delas aumentar de forma dramtica medida que elas descobrirem que realmente so capazes de estar altura desses padres. Elas podero, ento, enfrentar tarefas mais exigentes com confiana em si mesmas.

Bem definidos: Os preceitos so formulados sem se ou mas. Isso significa que eles proporcionam orientao muito clara, sem espao para o palavreado vago ou racionalizaes no muito honestas. Uma ao se encaixa nos preceitos ou no. Mais uma vez, os padres desse tipo so uma referncia de vida muito saudvel. Qualquer um que tenha educado filhos se deu conta que embora eles venham a reclamar das regras estritas, eles na verdade se sentem mais seguros com elas do que com regras indefinidas e sempre abertas negociao. Regras bem definidas no permitem que agendas ocultas entrem de forma sorrateira pela porta de trs da mente. Se, por exemplo, o preceito contra o ato de matar permitisse que voc matasse seres vivos quando a presena deles fosse inconveniente, isso colocaria a sua convenincia num nvel mais elevado do que a sua compaixo pela vida. A convenincia se tornaria o seu padro oculto e como todos ns sabemos, os padres ocultos proporcionam superfcies enormes de terreno frtil para que a hipocrisia e a negao floresam. Se, no entanto, voc se mantiver fiel aos padres dos preceitos, ento tal como dito pelo Buda, voc estar proporcionando segurana ilimitada para as vidas de todos. No existe nenhuma circunstncia sob a qual voc tiraria a vida de qualquer ser vivo, no importa quo inconveniente eles possam ser. Quanto aos demais preceitos, voc estar proporcionando segurana ilimitada para os bens e a sexualidade de todos e honestidade e ateno plena ilimitadas na sua comunicao com eles. Ao descobrir que possvel confiar em si mesmo nesses casos, voc obtm uma sensao inegvel de auto-respeito.

Humanos: Os preceitos so humanos tanto para as pessoas que os observam como para as pessoas afetadas pelas aes daquelas. Se voc os respeitar estar se alinhando com a doutrina de karma que ensina que as foras mais importantes que moldam a sua experincia do mundo so os pensamentos, palavras e atos intencionais que voc escolhe no presente momento. Isso significa que voc no insignificante. A cada momento que voc fizer uma escolha em casa, no trabalho, se entretendo voc estar exercendo o seu poder na contnua moldagem do mundo. Ao mesmo tempo, este princpio permite que voc mea a si mesmo dentro de padres totalmente sob o seu controle: as suas aes intencionais no momento presente. Em outras palavras, eles no o foram a medir a si mesmo em relao aparncia, fora, inteligncia, talento financeiro, ou qualquer outro critrio que dependa menos do seu karma presente do que do seu karma do passado. Eles tambm no manipulam os seus sentimentos de culpa ou foram-no a lamentar os lapsos do passado. Ao invs disso, eles focam a sua ateno na possibilidade sempre presente de viver de acordo com os seus padres no aqui e agora. Se voc estiver vivendo com pessoas que seguem os preceitos, voc descobrir que os assuntos que voc tratar com elas no sero motivo de desconfiana ou temor. Elas consideram o seu desejo pela felicidade similar ao delas. O valor delas como indivduos no depende de situaes nas quais tenha que haver ganhadores e perdedores. Quando elas falam em desenvolver amor bondade e ateno plena na meditao, voc v isso refletido nas aes delas. Dessa maneira, os preceitos estimulam no somente indivduos saudveis, mas tambm uma sociedade saudvel uma sociedade na qual o auto-respeito e o respeito mtuo no esto em conflito.

Digno de respeito: Quando voc adota um conjunto de padres, importante saber a quem pertencem esses padres e ver de onde vieram esses padres, pois na realidade voc estar se ajuntando ao grupo deles, buscando a aprovao deles e aceitando o critrio deles quanto ao que certo e errado. Neste caso, voc no poderia ter um grupo melhor ao qual se unir: o Buda e os seus nobres discpulos. Os cinco preceitos so chamados de virtudes apreciadas pelos nobres . Tomando por base aquilo que os textos nos dizem dos nobres, eles no so pessoas que aceitam padres simplesmente com base na popularidade. Eles colocaram as suas vidas em risco para descobrir o que conduz verdadeira felicidade, e viram por si mesmos, por exemplo, que toda mentira patolgica e que qualquer relao sexual fora de um relacionamento estvel, comprometido, insegura. Outras pessoas podero no respeit-lo por viver de acordo com os cinco preceitos, mas os nobres iro respeit-lo, e o respeito deles vale mais do que o respeito de qualquer outra pessoa no mundo.

Agora, muitas pessoas consideram pouco objetivo unir-se a um grupo to abstrato, especialmente quando ainda no tiveram a oportunidade de conhecer um nobre pessoalmente. difcil ter bom corao e ser generoso quando a sociedade sua volta se ri abertamente dessas qualidades e ao invs disso valoriza coisas como proezas sexuais ou prticas de negcios predatrias. nesse aspecto que as comunidades Budistas poderiam desempenhar um papel. Seria muito til se grupos Budistas se separassem abertamente dos prevalentes mtodos amorais da nossa cultura e deixassem claro, de uma forma gentil, que eles valorizam a bondade e o autocontrole entre os seus membros. Fazendo isso, eles proporcionariam um ambiente saudvel para a adoo plena do tratamento do Buda: a prtica da concentrao e discernimento numa vida com aes virtuosas. Quando encontramos esse tipo de ambiente, descobrimos que a meditao no necessita de mitos ou simulaes para suport-la, porque ela est baseada na realidade de uma vida bem vivida. Voc poder olhar para os padres dentro dos quais est vivendo e depois inspirar e expirar com conforto no como uma flor ou uma montanha, mas como um ser humano completo e responsvel. Pois isso que voc .

 

 

Revisado: 15 Abril 2005

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