Modo de Vida Incorreto

Por

Ajaan Brahmavamso

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Os monsticos Budistas so chamados bhikkhus (monges) e bhikkhunis (monjas), que significa, literalmente, "homens e mulheres que dependem de esmolas para as necessidades da vida". Ou seja, eles dependem exclusivamente da generosidade dos leigos simpatizantes. No entanto, alguns monges, insatisfeitos com a quantidade e a incerteza de esmolas, tentam garantir um estilo de vida mais confortvel, atravs da prtica de vrios ofcios ou profisses com a expectativa de uma remunerao. Isso chamado modo de vida incorreto.

Uma lista exaustiva de exemplos de modo de vida incorreto pode ser encontrada no Brahmajala Sutta. Essa lista inclui coisas como: quiromancia, adivinhao, interpretao de sonhos, determinao de datas ou locais propcios, exorcismo, recitao de encantos de proteo, recitao de feitios malvolos, prever o tempo restante de vida de uma pessoa, levar recados, mapas astrolgicos, e assim por diante.

Mesmo aquilo que para um leigo seria um bom modo de ganhar a vida, como por exemplo praticar a medicina, um modo de vida incorreto para um monge. H uma histria no Comentrio do Dhammapada de um monge que se deu muito bem praticando a medicina. Certo dia esse monge recebeu uma deliciosa refeio de um homem que ele havia tratado. No caminho de volta ao monastrio, ele encontrou com o Venervel Sariputta, um dos principais discpulos do Buda, e orgulhosamente falou do seu trabalho e lhe ofereceu algumas das suas iguarias. O Venervel Sariputta ficou desalentado e foi embora sem dizer uma palavra. O Venervel Sariputta tinha uma grande estima pela tradio simples de depender de comida esmolada e ele no iria comer o que tivesse sido obtido atravs da quebra de preceitos, neste caso atravs da prtica de um ofcio para ganho pessoal. Ao retornar para o monastrio ele relatou o incidente para o Buda, e o Buda recitou os seguintes versos:

Fcil a vida de um desavergonhado,
impudente como um corvo,
maledicente, presunoso,
arrogante e corrompido.

Mas difcil a vida de quem modesto
sempre em busca da purificao.
Desapegado, humilde,
vivendo imaculado e com discernimento.
(Dhp 244-245)

permitido que um monge qualificado na medicina trate de pessoas que vivem no monastrio, at mesmo para ajudar os visitantes - mas no permitido fazer disso um negcio.

H vrias histrias em que o Buda, vendo uma oportunidade de estar a servio, parava durante a coleta das esmolas de alimentos para dar um ensinamento inspirador para algum. A pessoa ento corria para dentro da casa para oferecer alguma coisa como uma "recompensa", mas o Buda sempre recusava. Ele explicou que os Iluminados no ensinam por honorrios. Ensinar visando o ganho pessoal tambm um modo de vida incorreto. O ensinamento a maneira dos monsticos serem generosos, de servir, e isso nunca deve ser considerado como uma profisso, vender os ensinamentos para o ganho material.

Um monge corrupto que l a sorte para ganhar dinheiro, d palestras em troca de presentes, ou adota prticas semelhantes de modo de vida incorreto, tem um nome especial no Budismo - ele chamado allajji, que significa "sem-vergonha". Bons monges so aconselhados a evitar os desavergonhados e se um grupo de monges allajji se renem em algum local, os bons monges devem ir at l e mand-los embora (tal como na regra Sanghadisesa 13).

Para enfatizar a gravidade da ofensa do modo de vida incorreto, h uma citao bem conhecida nos Suttas.

"Monges, h essas quatro mculas devido s quais o sol e a lua no brilham, no radiam, no resplandecem. Quais so as quatro? Nuvens de chuva ... nuvens de neve ... fumaa e poeira ... e um eclipse. Tambm, monges, h essas quatro mculas devido s quais os monges no brilham, no radiam, no resplandecem. Quais so as quatro? Beber lcool ... entregar-se relao sexual ... aceitar ouro ou dinheiro ... obter os requisitos atravs de um modo de vida incorreto. Estas so as quatro mculas devido s quais o sol e a lua no brilham, no radiam, no resplandecem." [1]

Fica portanto claro o que o Buda pensava sobre os monges allajji que para o ganho pessoal preveem os nmeros da loteria, fazem mapas de astrologia e assim por diante. Eles fazem parte do mesmo grupo de monges que se embriagam, tm relaes sexuais ou recebem dinheiro. Monges que praticam o modo de vida incorreto so uma mcula na Sangha e devem ser conhecidos como tal pela comunidade leiga.

 


 

Notas:

[1] AN IV.50.

Fonte: BSWA Newsletter, July-September 1996.

 

 

Revisado: 7 Junho 2014

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