Espiritualidade Versus Religio

Por

Huston Smith

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Estou preocupado com a ligao entre espiritualidade e religio e a maneira como esses termos esto sendo usados, porque tem se tornado cada vez mais comum que o termo espiritualidade indiretamente desabone o termo religio. As pessoas costumavam fazer uma distino entre religio e instituies religiosas e essa uma distino vlida. Mas, a apareceu a espiritualidade e tudo que era espiritual passou a ser importante e bom, e tudo que estava relacionado com religio passou a ser considerado mau. Religio se tornou igual a dogmatismo e moralismo. claro, existem problemas institucionais com as religies. No existe uma nica instituio que no tenha um lado ruim. Voc prescindiria dos estudos devido aos problemas institucionais das universidades? Eu nasci um Metodista e passei a minha vida mergulhado no Cristianismo, no apenas conceitualmente, mas de forma experiencial, to profundamente quanto me foi possvel. As instituies Crists tm cometido todos os tipos de pecados. Mas, voc no pode rotular a espiritualidade com nenhum pecado porque ela no um objeto, uma virtude interna, um estado interior. Por isso a religio ficou muito prejudicada e nos meios acadmicos, onde tenho vivido toda a minha vida, ela tratada de maneira muito dura.

No existe nenhuma dvida na minha mente quanto ao fato do Budismo ser uma religio. E na verdade, o Budismo tem, eu creio, provavelmente a melhor atuao no campo social entre todas as grandes religies. claro, neste exato momento certos monges no Sri Lanka se tornaram pequenos lderes militantes agressivos. Mas olhando para a histria como um todo, vemos relativamente poucos exemplos onde os ensinamentos budistas foram usados para justificar uma ao violenta. Existem excees, mas no geral, no muitas.

Agora o Budismo est se encontrando com a secularizao. A Amrica, hoje em dia, e a Europa Ocidental tambm, so as sociedades mais secularizadas que a histria j experienciou. E resta-nos ver se uma sociedade assim to secularizada pode durar. Penso que a sociedade resistir, mas gradualmente ir regredir da sua posio de secularizao. E aqui onde a espiritualidade desempenha um papel muito importante. Por exemplo, Steven Pinker, chefe do programa de Cincia Cognitiva na MIT, e Richard Dawkins se associaram para dar grandes palestras, sucesso de bilheteria, em Londres e Paris e aconteceu que as pessoas estavam mesmo vendendo os ingressos no cmbio negro! E o ttulo era, A Cincia est matando o Esprito? At mesmo aquelas pessoas aceitaram a palavra esprito, porque ela agrega em si mesma apenas significados positivos. Por essa razo pode ser usada para fins positivos, porque a espiritualidade pode penetrar a cultura com sutileza, com menos escrutnio e frico do que qualquer nova religio. Mas no necessrio ganhar terreno humilhando a religio.

Nos estudos de religio como um todo, o Budismo um caso especial porque o Buda mesmo no tinha um deus pessoal. Parece bastante claro que Gotama sentiu que essa noo de um deus pessoal tinha se tornado uma muleta no Hindusmo. Ento ele colocou esse assunto de lado e isto deixou a sua marca. Mas exatamente esse aspecto o que apela para os interesses espirituais. As pessoas sentem que elas no tm que se comprometer com um deus pessoal. Mas, certamente o Budismo um caminho rigoroso que exige muito dos seus praticantes. A renncia, dentro de um contexto monstico ou num contexto secular, est no corao dessa religio exatamente como nas outras. Quando as pessoas escolhem a definio de Budismo como sendo espiritual e no como religio, a opinio delas tende a acompanhar uma atitude que diz, No me diga o que fazer.

A Amrica no somente a sociedade mais secular do mundo, tambm a mais individualista. Para muitos Budistas americanos a afirmao favorita do Buda , Seja uma luz para voc mesmo. Agora, na realidade, voc encontra essa mesma coisa por todo o Cristianismo Procure e voc encontrar, e etc. Mas no Budismo, na ausncia da figura de um deus, isso pode se tornar uma licena para fazer aquilo que voc quiser e ainda assim chamar isso de Budismo. No entanto, o Budismo em si no apia isso. Todas as religies, incluindo o Budismo, tm princpios estruturados e indicadores comprovados para ajudar a guiar-nos atravs das nossas vidas. E se voc se compromete com o Budismo e no segue esses indicadores, bem, ento voc est por conta do Santo Ego, separando e escolhendo coisas que o satisfaam. Isso no Budismo.

Uma alternativa para isso encontrar um mestre. Um mestre faz com que o seu discpulo v alm de simplesmente escolher apenas aquilo que apele para o seu prprio ego. claro, nos ltimos vinte anos temos visto abusos de poder por parte de gurus. Este o lado desvantajoso. O lado positivo que ns precisamos de exemplos. As crianas necessitam de exemplos e na vida espiritual ns somos todos crianas. Mas como voc sabe quando que voc deve ficar por sua prpria conta? Ou quando voc se d conta que: estou na presena de algum que est numa posio superior na vida e tenho algo que aprender com ela. Existem pessoas que j foram mais adiante do que ns, e colocar a nossa vida dentro do molde de tais pessoas pode ser muito construtivo. Mas quando que deveramos colocar a nfase num p ou no outro? No existe uma frmula.

Em breve estarei com Sua Santidade o Dalai Lama. Ele o meu guru e isso significa que no vou desafi-lo. Mas estou preocupado com algo que ele disse recentemente, ns precisamos de uma religio de bondade. Bondade a minha religio. Alm disso, ele acrescentou que a religio cria diferenas e divises. Isso tudo verdade, claro, e tambm verdade que ele ocupa uma posio especial na histria, fazendo com que as suas palavras ecoem e repercutam nas mentes e coraes das pessoas. Mas eu receio que essa concepo favorea a tendncia do prprio ego, orientada para fazer sempre aquilo que se tem vontade e tambm alimente o descrdito atribudo religio.

Esses so tempos muito interessantes, com um grande potencial, de muitas formas. possvel que j tenhamos comeado a trabalhar a nossa sada da nossa excessiva secularidade. Parece que estamos percebendo que o materialismo, a secularidade, o reducionismo e o consumismo so premissas inadequadas sobre as quais basear nossas vidas que eles esvaziam a maravilha e o mistrio da nossa vida e a nossa experincia e que so um beco sem sada. O Budismo vem contribuindo para isso, carregando a fora de uma religio muito antiga. A espiritualidade no pode conseguir poder de trao dentro da histria do mesmo modo que as religies receptculos espirituais, se voc preferir podem. Essa a razo, apesar de todos os seus pecados, das igrejas crists terem sido capazes de desempenhar papis cruciais, digamos, dentro do movimento pelos direitos humanos ou de manterem as tropas dos Estados Unidos fora da Guatemala e El Salvador.

Um dos papis importantes que o Budismo tem desempenhado no Ocidente que o Ocidente tomou os aspectos esotricos ou msticos do Budismo de dentro dos monastrios e os colocou disponveis para os leigos. Isso ajudou a revitalizar o interesse pelos aspectos msticos do Cristianismo e do Judasmo. Em alguns casos, isso favoreceu o retorno de prticas contemplativas que tinham cado no esquecimento naquelas religies. Todos os msticos falam a mesma linguagem. Eles se entendem. O Budismo trouxe uma nova vida s religies Abramicas e isso tem sido uma contribuio admirvel.

 


Nota: Este texto foi publicado na revista Tricycle The Buddhist Review (www.tricycle.com) na edio Outono 2001.
A traduo para o Portugus foi feita mediante autorizao expressa do editor.

 

 

Revisado: 9 Maro 2002

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