Udana V.5

Uposatha Sutta

A Observncia

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi, no palcio da me de Migara, no Parque do Oriente. Naquela ocasio, sendo o dia da observncia, o Abenoado estava sentado circundado pela comunidade de bhikkhus. Ento o Ven. Ananda quando a noite j havia avanado, ao final da primeira viglia levantou-se do seu assento, arrumou o seu manto sobre um ombro, ficou em p de frente para o Abenoado com as mos postas sobre o seu corao e lhe disse: "A noite, venervel senhor, j avanou bastante. A primeira viglia terminou. A comunidade dos bhikkhus est sentada aqui h tempo. Que o Abenoado lhes recite o Patimokkha." Quando isso foi dito o Abenoado permaneceu em silncio.

Ento uma segunda vez, quando a noite j havia avanado bastante, ao final da segunda viglia, o Ven. Ananda levantou-se do seu assento, arrumou o seu manto sobre um ombro, ficou em p de frente para o Abenoado com as mos postas sobre o seu corao e lhe disse: "A noite, venervel senhor, j avanou bastante. A segunda viglia terminou. A comunidade dos bhikkhus est sentada aqui h tempo. Que o Abenoado lhes recite o Patimokkha." Quando isso foi dito o Abenoado permaneceu em silncio.

Ento uma terceira vez, quando a noite j havia avanado bastante, ao final da terceira viglia, com o amanhecer surgindo e a noite desaparecendo, o Ven. Ananda levantou-se do seu assento, arrumou o seu manto sobre um ombro, ficou em p de frente para o Abenoado com as mos postas sobre o seu corao e lhe disse: "A noite, venervel senhor, j avanou bastante. A terceira viglia terminou. O amanhecer est surgindo e a noite desaparecendo A comunidade dos bhikkhus est sentada aqui h tempo. Que o Abenoado lhes recite o Patimokkha."

"Ananda, esta assemblia no pura."

Ento, o pensamento ocorreu ao Ven. Maha Moggallana: "Com referncia a qual indivduo o Abenoado disse agora, Ananda, esta assemblia no pura?" Dessa forma ele dirigiu a sua mente, abrangendo com a sua mente a mente de toda a comunidade de bhikkhus. Ele viu aquele indivduo imoral, mau, sujo e suspeito nas suas tarefas, oculto em suas aes, que no um contemplativo, ao contrrio do que diz, que no vive a vida santa, ao contrrio do que diz, podre por dentro, esvaindo-se em desejo, imundo por natureza sentado no meio da comunidade de bhikkhus. Vendo-o, ele se levantou e dirigiu-se at o individuo, "Levante-se, meu amigo. Voc foi visto pelo Abenoado. Voc no tem nenhuma ligao com a comunidade de bhikkhus." Ento o individuo permaneceu em silncio. Uma segunda vez...Uma terceira vez, o Ven. Maha Moggallana disse, "Levante-se, meu amigo. Voc foi visto pelo Abenoado. Voc no tem nenhuma ligao com a comunidade de bhikkhus." E pela terceira vez o individuo permaneceu em silncio.

Ento o Ven. Maha Moggallana, agarrando aquele indivduo pelo brao, expulsou-o pela porta de entrada e travando o fecho, aproximou-se do Abenoado e disse, "Eu expulsei aquele indivduo, venervel senhor. A assemblia agora est pura. Que o Abenoado recite o Patimokkha para a comunidade dos bhikkhus"

"No impressionante, Moggallana. No espantoso, como aquele individuo esperou at que ele fosse agarrado pelo brao." Ento o Abenoado dirigiu-se aos bhikkhus: "A partir de agora eu no mais executarei a observncia ou recitarei o Patimokkha. Vocs sozinhos bhikkhus, executaro a observncia e recitaro o Patimokkha. impossvel, no pode acontecer, que um Tathagata execute a observncia ou recite o Patimokkha com uma assemblia impura.

"Bhikkhus, existem esses oito fatos maravilhosos e admirveis acerca do oceano, que sempre que os Asuras os vm, fazem com que eles se deleitem com o oceano. Quais oito?

"[1] O oceano tem bancos de areia graduais, um declive gradual, uma inclinao gradual, com uma queda abrupta somente aps um longo trecho. O fato de que o oceano tem bancos de areia graduais, um declive gradual, uma inclinao gradual, com uma queda abrupta somente aps um longo trecho: Essa a primeira qualidade maravilhosa e admirvel acerca do oceano que, sempre que os Asuras a vm, faz com que eles se deleitem com o oceano.

"[2] E alm disso, o oceano estvel e no vai alm da linha da mar ... Essa a segunda qualidade maravilhosa e admirvel acerca do oceano que sempre que os Asuras a vm, faz com que eles se deleitem com o oceano.

"[3] E alm disso, o oceano no tolera um cadver. Todo cadver no oceano trazido para a praia e arremessado sobre a terra firme ... Essa a terceira qualidade maravilhosa e admirvel acerca do oceano que sempre que os Asuras a vm, faz com que eles se deleitem com o oceano.

"[4] E alm disso, todos os grandes rios que existem como o Ganges, o Yamuna, o Aciravati, o Sarabhu, o Mahi ao chegar ao oceano, abrem mo dos seus nomes anteriores e so classificados simplesmente como "oceano" ... Essa a quarta qualidade maravilhosa e admirvel acerca do oceano que, sempre que os Asuras a vm, faz com que eles se deleitem com o oceano.

"[5] E alm disso, apesar dos rios do mundo flurem para o oceano, e as chuvas carem do cu, nenhum inchao ou reduo no oceano pode ser notado por essa razo ... Essa a quinta qualidade maravilhosa e admirvel acerca do oceano que, sempre que os Asuras a vm, faz com que eles se deleitem com o oceano.

"[6] E alm disso, o oceano tem um nico sabor: o do sal ... Essa a sexta qualidade maravilhosa e admirvel acerca do oceano que sempre que os Asuras a vm, faz com que eles se deleitem com o oceano.

"[7] E alm disso, o oceano tem muitos tesouros de vrios tipos: prolas, safiras, lpis lazuli, conchas, quartzo, coral, prata, ouro, rubis ... Essa a stima qualidade maravilhosa e admirvel acerca do oceano que sempre que os Asuras a vm, faz com que eles se deleitem com o oceano.

"[8] E alm disso, o oceano a residncia de seres poderosos como as baleias, os devoradores de baleias e os devoradores dos devoradores de baleias; asuras, nagas, e gandhabbas. Existem no oceano seres com comprimento de cem lguas, duzentas ... trezentas ... quatrocentas ... quinhentas lguas. O fato de que o oceano a residncia de seres poderosos como as baleias, os devoradores de baleias e os devoradores dos devoradores de baleias; asuras, nagas, e gandhabbas e existirem no oceano seres com comprimento de cem lguas, duzentas ... trezentas ... quatrocentas ... quinhentas lguas: Essa a oitava qualidade maravilhosa e admirvel acerca do oceano que, sempre que os Asuras a vm, faz com que eles se deleitem com o oceano.

"Esses so as oito qualidades maravilhosas e admirveis acerca do oceano que, sempre que os Asuras as vm, fazem com que eles se deleitem com o oceano.

"Da mesma forma, bhikkhus existem oito qualidades maravilhosas e admirveis acerca desta Doutrina e Disciplina que, sempre que os Bhikkhus as vm, fazem com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina. Quais oito?

"[1] Da mesma forma como o oceano tem bancos de areia graduais, um declive gradual, uma inclinao gradual, com uma queda abrupta somente aps um longo trecho, assim tambm esta Doutrina e Disciplina tem um treinamento gradual, um desempenho gradual, uma progresso gradual, com uma penetrao do conhecimento somente aps um longo percurso. O fato de que esta Doutrina e Disciplina tem um treinamento gradual, um desempenho gradual, uma progresso gradual, com a penetrao do conhecimento somente aps um longo percurso: esta a primeira qualidade maravilhosa e admirvel acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus a vm, faz com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina.

"[2] E alm disso, da mesma forma como o oceano estvel e no vai alm a linha da mar, assim tambm meus discpulos mesmo pela segurana das suas prprias vidas no vo alm das regras de treinamento que eu lhes formulei ... esta a segunda qualidade maravilhosa e admirvel acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus a vm, faz com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina.

"[3] E alm disso, da mesma forma como o oceano no tolera um cadver - todo cadver no oceano trazido para a praia e arremessado sobre a terra firme assim tambm, se um indivduo imoral, mau, sujo e suspeito nas suas tarefas, oculto em suas aes, no um contemplativo ao contrrio do que diz, no vive a vida santa ao contrrio do que diz, podre por dentro, esvaindo-se em desejo, imundo por natureza a comunidade no tem comunho com ele. Organizando imediatamente uma reunio, eles o banem da comunidade. Embora ele possa estar sentado no meio da comunidade, ele est muito distante da comunidade, e a comunidade distante dele ... esta a terceira qualidade maravilhosa e admirvel acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus a vm, faz com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina.

"[4] E alm disso, da mesma forma como todos os grandes rios que existam como o Ganges, o Yamuna, o Aciravati, o Sarabhu, o Mahi ao chegar ao oceano, abrem mo dos seus nomes anteriores e so classificados simplesmente como "oceano", assim tambm, quando os membros das quatro castas nobres guerreiros, brmanes, comerciantes e trabalhadores - adotam a vida santa com a Doutrina e Disciplina declarada pelo Tathagata, eles abrem mo de seus nomes e cls anteriores e so classificados simplesmente como "os contemplativos, filhos do Sakya" ... esta a quarta qualidade maravilhosa e admirvel acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus a vm, faz com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina.

"[5] E alm disso, da mesma forma como os rios do mundo fluem para o oceano, e as chuvas caem do cu, sem que nenhum inchao ou reduo no oceano possa ser notado por essa razo, assim tambm, apesar de que muitos bhikkhus esto totalmente libertados com as propriedades do Ilimitado sem que lhes reste nenhum apego, nenhum inchao ou reduo nas propriedades do Ilimitado pode ser notado por essa razo ... esta a quinta qualidade maravilhosa e admirvel acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus a vm, faz com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina.

"[6] E alm disso, da mesma forma como o oceano tem um nico sabor aquele do sal assim tambm, esta Doutrina e Disciplina tem um nico sabor: aquele da libertao ... esta a sexta qualidade maravilhosa e admirvel acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus a vm, faz com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina.

"[7] E alm disso, da mesma forma como o oceano tem muitos tesouros de vrios tipos - prolas, safiras, lpis lazuli, conchas, quartzo, coral, prata, ouro, rubis assim tambm, esta Doutrina e Disciplina tem muitos tesouros de vrios tipos: os quatro fundamentos da ateno plena, os quatro esforos corretos, as quatro bases do poder, as cinco faculdades, os cinco poderes, os sete fatores da Iluminao, o nobre caminho ctuplo ... esta a stima qualidade maravilhosa e admirvel acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus a vm, faz com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina.

"[8] E alm disso, da mesma forma como o oceano a residncia de seres poderosos como as baleias, os devoradores de baleias e os devoradores dos devoradores de baleias; asuras, nagas, e gandhabbas e existam no oceano seres com comprimento de cem lguas, duzentas ... trezentas ... quatrocentas ... quinhentas lguas; assim tambm, esta Doutrina e Disciplina a residncia de seres poderosos como aqueles 'que entraram na correnteza e aqueles que praticam para realizar os frutos do estado dos que entraram na correnteza'; os que retornaro apenas uma vez mais e aqueles que praticam para realizar os frutos do estado dos que retornaro apenas uma vez mais'; os que no retornaro mais e aqueles que praticam para realizar os frutos do estado dos que no retornaro mais; os Arahants e aqueles que praticam para realizar os frutos do estado de arahant. O fato de que esta Doutrina e Disciplina a residncia de seres poderosos como aqueles 'que entraram na correnteza e aqueles que praticam para realizar os frutos do estado dos 'que entraram na correnteza'; os que retornaro apenas uma vez mais e aqueles que praticam para realizar os frutos do estado dos que retornaro apenas uma vez mais'; os que no retornaro mais e aqueles que praticam para realizar os frutos do estado dos que no retornaro mais; os Arahants e aqueles que praticam para realizar os frutos do estado de arahant: esta a oitava qualidade maravilhosa e admirvel acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus a vm, faz com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina.

"Essas so as oito qualidades maravilhosas e admirveis acerca desta Doutrina e Disciplina e, sempre que os Bhikkhus as vm, fazem com que eles se deleitem com esta Doutrina e Disciplina."

Ento, dando-se conta do significado disso, o Abenoado nessa ocasio exclamou:

A chuva encharca o que est coberto,
e no encharca o que est exposto.
Dessa forma exponham o que est coberto,
para que no se encharque com a chuva.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 1 Setembro 2012

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