Sutta Nipata IV.4

Suddhatthaka Sutta

Pureza

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Eu vejo algum que puro, nobre e saudvel; a purificao de uma pessoa surge daquilo que ela v assim, tendo essa opinio e acreditando que essa idia a melhor, ele considera que o conhecimento consiste em ver algum que puro.[1]

Mas se atravs daquilo que visto algum pudesse ser purificado ou por meio desse conhecimento o sofrimento ser abandonado, ento, aquele que ainda tem apegos poderia ser purificado por outro. No entanto, essa a mera opinio daqueles que assim afirmam.

Nenhum brmane [2] diz que algum pode ser purificado por outro, nem por aquilo que visto, ouvido ou sentido, tampouco atravs de preceitos e prticas. Ele (o verdadeiro brmane) no maculado pelo mrito ou pelo demrito, ele no mais se envolve na gerao de kamma e abandona aquilo que havia abraado, ele abandona o eu.

Aqueles que abandonam uma coisa para se agarrar a outra, [3] dominados pelo desejo eles no superam o apego. Eles soltam e agarram, igual a um macaco que solta de um galho para se agarrar a outro.

Uma pessoa, tendo adotado certas prticas, aprisionada aos sentidos, passa de estados superiores aos inferiores. Mas aquele que sbio, tendo buscado e compreendido o Dhamma atravs do conhecimento direto, no passa dos estados superiores aos inferiores.

Ele est livre de inimigos [4] com relao a todas as coisas vistas, ouvidas ou sentidas. Por quem, como, poderia ele ser classificado no mundo? Algum que viu com clareza, como as coisas na verdade so, e que tem a conduta aberta? [5]

Eles nem formulam e tampouco propem teorias. Eles no dizem - esta a pureza suprema. Desatando o n do apego, eles no criam desejo por nada em absoluto no mundo.

O brmane que foi alm das limitaes, [6] no tem apego pelo conhecimento ou viso. Ele no est apegado ao apego nem est apegado ao desapego. [7] Neste mundo no h nada que ele tenha agarrado como supremo.

 


 

Notas:

[1] Uma crena hindu antiga, que remonta aos Vedas, que a viso de certas coisas ou seres considerados santos capaz de purificar ou trazer a bno desejada. [Retorna]

[2] Brmane neste caso uma pessoa que se tornou um arahant. [Retorna]

[3] Nd.I: Abandonando um mestre em busca de outro; abandonando um ensinamento em busca de outro. A frase tambm pode se referir tendncia da mente de abandonar um desejo e partir para outro. [Retorna]

[4] Nd.I: Os inimigos neste caso so os exrcitos de Mara todas as qualidades mentais inbeis. Uma relao detalhada dos exrcitos de Mara pode ser encontrada no Snp III.2. [Retorna]

[5] Nd.I: Aberta significa uma mente no encoberta ou oculta pelo desejo, contaminaes ou ignorncia. Uma interpretao alternativa seria ter os olhos abertos. [Retorna]

[6] Nd.I: Limitaes = os dez grilhes (samyojana) e sete obssesses (anusaya). [Retorna]

[7] Nd.I: Apego = aos prazeres dos sentidos, desapego = os jhanas que trazem o desapego dos prazeres dos sentidos.[Retorna]

Veja tambm: MN 24.

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Revisado: 14 Outubro 2006

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