Sutta Nipata III.2

Padhana Sutta

Esforo [A]

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Estando
    prximo ao rio Nerajara,
    esforando-me em meditao,
    para conquistar a segurana contra o cativeiro,
Namuci [1]
veio,
    falando palavras com compaixo:

Voc est emaciado, parece doente,
    voc est prximo
    da morte.
A morte
tem mil partes suas
e apenas uma frao sua
est viva.
Viva, bom senhor!
A vida melhor.
        Vivo,
    voc pode fazer
    atos meritrios.
Vivendo em celibato,
realizando o sacrifcio do fogo,
muito mrito realizado.
    Qual benefcio lhe trar o esforo?
difcil de seguir
- o caminho do esforo -
difcil de realizar, difcil
de manter.

Mara disse esses versos
na presena do Abenoado.
E para aquele Mara, que disse aquilo,
o Abenoado respondeu o seguinte:

Companheiro dos negligentes,
    Diablico,
porque voc veio at aqui?
Aqueles que precisam de mrito:
esses so aqueles
a quem Mara deve se dirigir.

Eu tenho f,
        energia,
        sabedoria.
Estando decidido pelo esforo,
porque voc me pede que
    eu viva?
Este vento poderia secar
    at mesmo as guas de rios.
Por que, estando decidido,
meu sangue no deveria secar?
Na medida em que meu sangue seca
blis e fleuma secam.
Na medida em que a carne consumida,
a mente se torna mais tranqila;
ateno plena, sabedoria,
concentrao se
    firmam.
Permanecendo dessa forma,
alcanando a sensao mxima, [2]

a mente no tem interesse
nos desejos sensuais.
    Veja:
    a pureza
    de um ser!

Sensualidade o seu primeiro exrcito.
O segundo chamado Descontentamento.
O terceiro Fome e Sede.
O quarto chamado Desejo.
O quinto Preguia e Torpor.
O sexto chamado Medo.
O stimo Dvida.
Hipocrisia e Teimosia, o oitavo.
Ganhos, Honrarias, Fama e Status
    obtidos de forma incorreta,
e qualquer um que se vanglorie
e menospreze outros.

Esse, Namuci, o seu exrcito
a fora de ataque do Negro.[3]
Um covarde e preguioso no pode venc-lo,
porm quem o derrota
        conquista a felicidade.

Eu carrego a erva muja? [4]
Eu cuspo na minha vida.
Morte na batalha seria melhor
    do que, se derrotado,
        eu sobrevivesse.

Alguns brmanes e contemplativos,
    no so vistos aqui se esforando,
to imersos eles esto no mundo.
Eles no conhecem o caminho
      trilhado por aqueles com a conduta perfeita.

Vendo o exrcito que me cerca
    pronto para a luta
com Mara montado no seu elefante,
eu vou para a luta
de modo que ele no me mova
    da
    minha posio.
Esse seu exrcito,
que o mundo com os seus devas
        incapaz de subjugar,
Eu esmagarei com a sabedoria,
igual a uma cermica que no foi cozida, por uma pedra.
Tendo domesticado a mente,
        a ateno plena bem estabelecida,
eu irei, de reino em reino,
treinando muitos discpulos.
Diligentes e energticos
na prtica dos meus ensinamentos,
os ensinamentos daqueles desprovidos de desejos sensuais,
    eles iro
aonde, tendo ido,
    no h sofrimento.

Mara:

Por sete anos, segui de perto
os passos do Abenoado,
mas no tive uma oportunidade
para derrotar esse plenamente atento
    Perfeitamente Iluminado.
Um corvo sobrevoa uma pedra
com a cor da gordura
    - Talvez tenha encontrado
    algo tenro ali.
    Talvez seja algo para comer.

Mas no encontrando nada comestvel,
o corvo vai embora.
Igual ao corvo e a pedra,
Eu deixo Gotama, desalentado.

Tomado pela tristeza,
o alade caiu do seu brao.
E aquele esprito deprimido,
         exatamente ali
        desapareceu.

 


 

Notas

[1] Veja o significado de esforo no MN 26.17. [Retorna]

[1] Namuci, que significa Aquele que no solta (com facilidade o controle sobre os seres humanos) um nome para Mara [Retorna]

[2] A mxima equanimidade que pode ser alcanada atravs de jhana. [Retorna]

[3] O Negro ou Kanha, um outro nome para Mara. Ele o cupido Indiano (Kamadeva) e personifica as paixes sensuais. Ele leva consigo um alade (vina), que mencionado no fim do discurso, tocando o alade ele cativa os seres. Os outros acessrios que ele dispoem so um arco e flecha, um lao e um anzol. [Retorna]

[4] A erva Muja era o equivalente na antigidade, na ndia, bandeira branca. Um guerreiro acreditando que talvez tivesse que se render levava consigo para a batalha a erva muja. Para se render ele deitava no cho com a erva muja na boca. O Buda, perguntando esta questo retrica, est indicando que ele no o tipo de guerreiro que carregaria erva muja. Se derrotado, ele preferiria morrer do que render-se. [Retorna]

 

 

Revisado: 23 Maio 2009

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