Sutta Nipata I.11

Vijaya Sutta

Vitria

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Qualquer um, seja caminhando, em p,
sentado ou deitado,
contrado ou esticado:
esses so os movimentos do corpo.

O corpo mantido unido pelos tendes e ossos,
encoberto pelos msculos e pele,
a verdadeira natureza do corpo no percebida.

O corpo recheado com os intestinos, com o estmago,
com a massa do fgado,
bexiga, pulmes, corao,
rins, bao.

Com o muco, suor, saliva, gordura,
sangue, lquido sinovial, blis e gordura.

Alm disso,
em nove arroios,
a imundice est sempre fluindo:
dos olhos: secreo dos olhos,
dos ouvidos: secreo dos ouvidos,
do nariz: muco,
da boca: algumas vezes vmito,
algumas vezes fleuma,
algumas vezes blis,
do corpo: suor e sujeira.

Alm disso,
a cavidade da cabea est cheia de miolos.
Mas o tolo, tomado pela ignorncia,
pensa que tudo isso belo.

Mas quando est como um cadver,
inchado, lvido,
jogado fora num cemitrio,
mesmo os parentes no se importam com ele.

Cachorros, chacais, lobos e vermes,
corvos e abutres,
junto com outros animais que ali estejam,
dele se alimentam.

No mundo, o bhikkhu que sbio,
ouvindo as palavras do Abenoado,
compreende o corpo por completo,
e v o corpo sob a perspectiva correta.

Ele compara o seu corpo com um cadver e pensando
Como isto , assim aquilo.
Como aquilo , assim isto.
Ele remove o desejo pelo prprio corpo.

No mundo, esse bhikkhu que sbio,
que est livre do desejo e do apego,
realiza o imortal,
a paz, o estado imortal,
Nibbana.

Este corpo impuro, malcheiroso
e repleto com vrios tipos de odores
que escorrem daqui e dali.

Algum, que possua um corpo desses,
que pense em exaltar a si mesmo e menosprezar os outros:
O que poder ser isso
seno falta de insight?

 

 

Revisado: 13 Maio 2006

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