Samyutta Nikaya XXXVI.6

Sallatha Sutta

A Flecha

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Bhikkhus, uma pessoa comum sem instruo sente sensaes prazerosas, sente sensaes dolorosas, sente sensaes nem dolorosas, nem prazerosas. Um nobre discpulo bem instrudo tambm sente sensaes prazerosas, sente sensaes dolorosas, sente sensaes nem dolorosas, nem prazerosas. Ento, bhikkhus, qual a variao, qual a distino, qual a diferena que distingue o nobre discpulo bem instrudo de uma pessoa comum sem instruo?

Venervel senhor, os nossos ensinamentos tm o Abenoado como origem, como guia e como refgio. Seria bom se o Abenoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Ao ouvir do Abenoado, os bhikkhus o recordaro.

Ento ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

Bhikkhus, quando a pessoa comum sem instruo tocada por uma sensao dolorosa, ela fica triste, angustiada e lamenta, bate no peito, chora e fica perturbada. Dessa maneira, ela sente duas dores, no corpo e na mente. Como se ela fosse atingida por uma flecha e, logo em seguida, fosse atingida por outra flecha, de modo que ela sentiria a sensao de dor de duas flechas. Da mesma forma, a pessoa comum sem instruo tocada por uma sensao dolorosa, ela fica triste, angustiada e lamenta, bate no peito, chora e fica perturbada. Dessa maneira ela sente duas dores, no corpo e na mente.

Ao ser tocada por essa mesma sensao dolorosa, ela sente averso pela sensao de dor. Sentindo averso pela sensao dolorosa, a tendncia subjacente averso aquilo que est por detrs disso. Ao ser tocada pela sensao dolorosa, ela busca prazer nos prazeres sensuais. Por qual razo? Porque a pessoa comum sem instruo no sabe como escapar das sensaes dolorosas, exceto atravs dos prazeres sensuais. [1] Quando ela busca prazer nos prazeres sensuais, a tendncia subjacente ao desejo sensual aquilo que est por detrs disso. Ela no compreende como na verdade a origem e a cessao, a gratificao, o perigo e a escapatria dessas sensaes. Quando ela no compreende essas coisas, a tendncia subjacente ignorncia em relao sensao nem dolorosa, nem prazerosa aquilo que est por detrs disso.

Se ela sentir uma sensao prazerosa, ela sente isso com apego. Se ela sentir uma sensao dolorosa, ela sente isso com apego. Se ela sentir uma sensao nem dolorosa, nem prazerosa, ela sente isso com apego. Essa, bhikkhus, uma pessoa comum sem instruo que est apegada ao nascimento, envelhecimento, morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero; ela est apegada ao sofrimento, eu digo.

Bhikkhus, quando um nobre discpulo bem instrudo tocado por uma sensao dolorosa, ele no fica triste, angustiado e lamenta, no bate no peito, chora e fica perturbado. Ele sente apenas uma sensao - no corpo, no na mente. Como se ele fosse atingido por uma flecha e, no fosse atingido por outra flecha, de modo que ele sentiria a sensao de dor de uma flecha s. Da mesma forma, um nobre discpulo bem instrudo tocado por uma sensao dolorosa, ele no fica triste, angustiado e lamenta, no bate no peito, chora e fica perturbado. Ele sente apenas uma sensao - no corpo, no na mente.

Ao ser tocado por essa mesma sensao dolorosa, ele no sente averso pela sensao de dor, a tendncia subjacente averso no est por detrs disso. Ao ser tocado pela sensao dolorosa, ele no busca prazer nos prazeres sensuais. Por qual razo? Porque o nobre discpulo bem instrudo sabe como escapar das sensaes dolorosas de outro modo que atravs dos prazeres sensuais. Visto que ele no busca prazer nos prazeres sensuais, a tendncia subjacente ao desejo sensual no est por detrs disso. Ele compreende como na verdade a origem e a cessao, a gratificao, o perigo e a escapatria dessas sensaes. Visto que ele compreende essas coisas, a tendncia subjacente ignorncia em relao sensao nem dolorosa, nem prazerosa no est por detrs disso.

Se ele sentir uma sensao prazerosa, ele sente isso desapegado. Se ele sentir uma sensao dolorosa, ele sente isso desapegado. Se ele sentir uma sensao nem dolorosa, nem prazerosa, ele sente isso desapegado. Esse, bhikkhus, um nobre discpulo bem instrudo que est desapegado do nascimento, envelhecimento, morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero; ele est desapegado do sofrimento, eu digo.

Essa, bhikkhus, a variao, a distino, a diferena entre o nobre discpulo bem instrudo e a pessoa comum sem instruo.

O sbio, bem instrudo, no sente
a sensao [mental] prazerosa e dolorosa.
Essa a grande diferena entre
o sbio e o mundano.

Para o sbio que compreendeu o Dhamma,
que com clareza v este mundo e o prximo,
coisas desejveis no provocam a sua mente,
para com as indesejveis ele no sente averso.

Para ele a atrao e a repulsa no mais existem;
ambas foram extintas, eliminadas.
Tendo experimentado o estado imaculado, livre do sofrimento,
aquele que transcendeu a existncia compreende corretamente.

 


 

Notas:

[1] A escapatria atravs da concentrao, dos caminhos supramundanos e os seus frutos. Isso a pessoa comum desconhece; a nica escapatria que ela conhece so os prazeres sensuais. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

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