Samyutta Nikaya XXXV.43-52

Anicca Sutta

Impermanente

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Em Savatthi.

Bhikkhus, o todo impermanente ... o todo sofrimento ... o todo no-eu ... o todo para ser conhecido diretamente ... o todo para ser completamente compreendido ... o todo para ser abandonado ... o todo para ser realizado ... o todo para ser completamente compreendido atravs do conhecimento direto ... o todo problemtico ... o todo aflio ..."

O olho ... As formas ... A conscincia no olho ... O contato no olho ... Qualquer sensao que surja tendo o contato no olho como condio - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor - isso tambm impermanente ... aflio. O ouvido ... O nariz ... A lngua ... O corpo ... A mente ... Os objetos mentais ... A conscincia na mente ... O contato na mente ... Qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor - isso tambm impermanente ... aflio.

Vendo desse modo, o nobre discpulo bem instrudo se desencanta com o olho, com as formas, com a conscincia no olho, com o contato no olho, com qualquer sensao que surja tendo o contato no olho como condio - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor. Ele se desencanta com o nariz ... com o ouvido ... com a lngua ... com o corpo ...... com a mente, com os objetos mentais, com a conscincia na mente, com o contato na mente, com qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor. Desencantado ele se torna desapegado. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: Libertada. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 20 Dezembro 2014

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