Samyutta Nikaya XXXV.32

Samugghatasappaya (dutiya) Sutta

Adequado para Desenraizar

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Bhikkhus, eu ensinarei para vocs o caminho que adequado para desenraizar todas as concepes. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

E qual, bhikkhus, o caminho adequado para desenraizar todas as concepes? O que vocs pensam, bhikkhus, o olho permanente ou impermanente? Impermanente, venervel senhor. E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade? Sofrimento, venervel senhor. E adequado considerar o que impermanente, sofrimento, sujeito a mudanas como: Isso meu. Isso sou eu. Isso o meu eu? No, venervel senhor.

As formas so permanentes ou impermanentes? ... A conscincia no olho ... O contato no olho ... Qualquer sensao que surja tendo o contato no olho como condio quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa permanente ou impermanente? ...

O ouvido permanente ou impermanente? ... A mente ... Qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa permanente ou impermanente? Impermanente, venervel senhor. E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade? Sofrimento, venervel senhor. E adequado considerar o que impermanente, sofrimento, sujeito a mudanas como: Isso meu. Isso sou eu. Isso o meu eu? No, venervel senhor.

Vendo desse modo, o nobre discpulo bem instrudo se desencanta com o olho, com as formas, com a conscincia no olho, com o contato no olho, com qualquer sensao que surja tendo o contato no olho como condio quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa. Ele se desencanta como o ouvido ... com a mente ... com qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio ... Desencantado ele se torna desapegado. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: Libertada. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

Esse, bhikkhus, o caminho adequado para desenraizar todas as concepes.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

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