Samyutta Nikaya XXXV.31

Samugghatasappaya (pathama) Sutta

Adequado para Desenraizar

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Bhikkhus, eu ensinarei para vocs o caminho que adequado para desenraizar todas as concepes. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

E qual, bhikkhus, o caminho adequado para desenraizar todas as concepes? Aqui, bhikkhus, um bhikkhu no concebe [a si mesmo como ] o olho, ele no concebe [a si mesmo] no olho, ele no concebe [a si mesmo separado] do olho, ele no concebe, O olho meu. Ele no concebe [a si mesmo como ] as formas ... a conscincia no olho ... o contato no olho ... e qualquer sensao que surja tendo o contato no olho como condio quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa ele no concebe [a si mesmo como ] isso, ele no concebe [a si mesmo] nisso, ele no concebe [a si mesmo separado] disso, ele no concebe, Isso meu. Pois, bhikkhus, qualquer coisa que algum conceba, qualquer coisa na qual algum conceba, qualquer coisa da qual algum conceba, qualquer coisa que algum conceber como meu diferente do concebido. [1] O mundo, tornando-se diferente, apegado a esse ser/existir, busca o deleite apenas nesse ser/existir.

Ele no concebe o ouvido ... Ele no concebe a mente ... os objetos mentais ... a conscincia na mente ... o contato na mente ... e qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio ... ele no concebe [a si mesmo como ] isso, ele no concebe [a si mesmo] nisso, ele no concebe [a si mesmo separado] disso, ele no concebe, Isso meu. Pois, bhikkhus, qualquer coisa que algum conceba, qualquer coisa na qual algum conceba, qualquer coisa da qual algum conceba, qualquer coisa que algum conceba como meu diferente do concebido. O mundo, tornando-se diferente, apegado a esse tornar-se, busca o deleite apenas nesse tornar-se.

Qualquer que seja, bhikkhus, a extenso dos agregados, dos elementos e das bases dos sentidos, ele no concebe [a si mesmo como ] isso, ele no concebe [a si mesmo] nisso, ele no concebe [a si mesmo separado] disso, ele no concebe, Isso meu.

Visto que, ele nada concebe desse modo, ele no se apega a nada no mundo. No se apegando, ele no fica agitado. Sem estar agitado, ele realiza Nibbana. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

Esse, bhikkhus, o caminho adequado para desenraizar todas as concepes.

 


 

Notas:

[1] O objeto existe de um modo distinto daquele como concebido: o objeto concebido como permanente na verdade impermanente, etc. [Retorna]

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Revisado: 4 Dezembro 2004

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