Samyutta Nikaya XXXV.246

Vina Sutta

O Alade

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Bhikkhus, se em algum bhikkhu ou bhikkhuni, surgir desejo ou cobia ou raiva ou deluso ou averso em relao s formas conscientizadas atravs do olho, ele/ela deve refrear a mente da seguinte forma: Esse caminho temeroso, perigoso, espinhoso, cerrado, um caminho depravado, um mal caminho, atormentado pela escassez. Esse um caminho trilhado por pessoas inferiores; no um caminho trilhado pelas pessoas superiores, no digno de mim. Desse modo a mente deve ser refreada desses estados em relao s formas vistas pelo olho. Do mesmo modo com relao aos sons ouvidos pelo ouvido ... aos objetos mentais conscientizados pela mente.

Suponham, bhikkhus, que a cevada tivesse amadurecido e o vigia fosse negligente. Um boi que gosta de cevada, invadindo a plantao para com-la, se embriagaria tanto quanto lhe aprouvesse. Da mesma forma, bhikkhus, uma pessoa comum sem instruo, sem exercer a conteno das seis bases para contato, se embriaga com os cinco elementos do prazer sensual tanto quanto lhe apraza.

Agora, suponham que a cevada tivesse amadurecido e o vigia fosse zeloso. O boi que gosta de cevada invadiria a plantao para com-la, mas ento o vigia o agarraria com firmeza pela focinheira. Tendo agarrado a foinheira com firmeza, ele faria com que o boi se abaixasse empurrando os chifres. Tendo abaixado, ele lhe daria um duro golpe com uma vara. Tendo dado o duro golpe com uma vara, ele o soltaria. Isso poderia acontecer uma segunda vez ... uma terceira vez, o boi que gosta de cevada invadiria a plantao para com-la, mas ento o vigia o agarraria com firmeza pela focinheira. Tendo agarrado a focinheira com firmeza, ele faria com que o boi se abaixasse empurrando os chifres. Tendo abaixado, ele lhe daria um duro golpe com uma vara. Tendo dado o duro golpe com uma vara, ele o soltaria. Como resultado, o boi que gosta de cevada, no importando se ele fosse para o vilarejo ou para a floresta, se estivesse em p ou deitado, no invadiria a plantao novamente, porque ele se lembraria do sabor da vara.

Da mesma forma, quando a mente de um bhikkhu subjugada, bem subjugada, em relao s seis bases para o contato, ela se estabiliza no interior, se acalma, se unifica e se concentra.

Suponham, bhikkhus, que houvesse um rei ou o ministro de um rei que nunca tivesse ouvido o som de um alade. Ele ouviria o som de um alade e diria, O que , meu bom homem, esse som to delicioso, to sedutor, to embriagador, to arrebatador, to cativante? Ele diria, Isso, senhor, chamado um alade, cujo som to delicioso, to sedutor, to embriagador, to arrebatador, to cativante. Ento o rei diria, V e traga-me esse alade.

Ele iria e traria o alade dizendo, Aqui, senhor, est o alade cujo som to delicioso, to sedutor, to embriagador, to arrebatador, to cativante. O rei diria, J basta do seu alade. Traga-me apenas o som. Ele diria, Este alade, senhor, feito de muitos componentes, uma grande quantidade de componentes. atravs da ao de muitos componentes que ele soa: isto , na dependncia do corpo, da casca, do pescoo, da armao, das cordas, da ponte e do esforo humano apropriado. Assim como este alade, feito de muitos componentes, um grande nmero de componentes, soa atravs da ao de muitos componentes.

Ento, o rei dividiria o alade em dez partes, em cem partes. Tendo partido o alade em dez partes, em cem partes, ele o converteria em lascas. Ao convert-lo em lascas, ele as queimaria numa fogueira. Depois de queim-las na fogueira, ele as reduziria a cinzas. Depois de t-las reduzido a cinzas, ele as examinaria sob o efeito de um forte vento ou deixaria que fossem arrastadas por uma forte correnteza. Ento ele diria, Uma coisa triste esse alade seja l o que for um alade pelo qual as pessoas tm sido perfeitamente enganadas e fraudadas.

Da mesma maneira, bhikkhus, um bhikkhu investiga a forma, at aonde a forma possa ir. Ele investiga a sensao ... percepo ... formaes mentais ... conscincia, at aonde a conscincia possa ir. Enquanto ele investiga a forma ... sensao ... percepo ... formaes mentais ... conscincia, at aonde a conscincia possa ir, quaisquer pensamentos de eu ou meu ou eu sou que possam ter ocorrido antes, no mais lhe ocorrem.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.