Samyutta Nikaya XXXV.238

Asivisopama Sutta

O Smile das Cobras

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Bhikkhus, suponham que houvessem quatro cobras venenosas. Ento surgisse um homem que valoriza a vida e teme a morte, que deseja o prazer e abomina a dor. Eles dir-lhe-iam Bom homem, estas quatro cobras so venenosas. De quando em quando elas precisam ser levantadas; de quando em quando elas precisam ser banhadas; de quando em quando elas precisam ser alimentadas; de quando em quando elas precisam ser colocadas para descansar. Mas se alguma dessas cobras em algum momento ficar irritada com voc, ento, bom homem, voc morrer ou ter um sofrimento igual morte. Faa o que deve ser feito, bom homem!

Ento, bhikkhus, com medo daquelas quatro cobras venenosas, aquele homem fugiria numa ou noutra direo. Eles dir-lhe-iam Bom homem, cinco inimigos assassinos perseguem-no, pensando, Onde quer que o vejamos, naquele instante o mataremos. Faa o que deve ser feito, bom homem!

Ento, bhikkhus, com medo daquelas quatro cobras venenosas e daqueles cinco inimigos assassinos, aquele homem fugiria numa ou noutra direo. Eles dir-lhe-iam Bom homem, um sexto assassino, um companheiro ntimo seu persegue-o com a espada na mo, pensando, Onde quer que eu o veja, naquele instante cortarei sua cabea. Faa o que deve ser feito, bom homem!

Ento, bhikkhus, com medo daquelas quatro cobras venenosas, daqueles cinco inimigos assassinos e do sexto assassino, um companheiro ntimo dele que o perseguia com a espada na mo, aquele homem fugiria numa ou noutra direo. Ele veria um vilarejo despovoado. Qualquer casa que ele entrasse estava vazia, desocupada. Qualquer pote que ele pegasse estava vazio, oco. Eles dir-lhe-iam Bom homem, a qualquer momento uma gangue de malfeitores ir atacar este vilarejo despovoado. Faa o que deve ser feito, bom homem!

Ento, bhikkhus, com medo daquelas quatro cobras venenosas, daqueles cinco inimigos assassinos, do sexto assassino, um companheiro ntimo dele que o perseguia com a espada na mo e da gangue de malfeitores, aquele homem fugiria numa ou noutra direo. Ele veria uma grande extenso dgua, cuja margem mais prxima fosse perigosa e aterrorizante e cuja margem mais distante fosse segura e livre de terror, mas que no houvesse uma balsa ou ponte que levasse at a margem mais distante. [1]

Ento, o homem pensaria: Ali est essa grande extenso de gua, cuja margem mais prxima perigosa e aterrorizante e cuja margem mais distante segura e livre de terror, mas no h uma balsa ou ponte que leve at a margem mais distante. E se eu juntasse capim, gravetos, galhos e folhas e os amarrasse juntos para fazer uma balsa e suportado pela balsa, fazendo um esforo com as minhas mos e ps, eu atravessasse com segurana at a margem mais distante.

Ento o homem juntou capim, gravetos, galhos e folhas e os amarrou juntos para fazer uma balsa e suportado pela balsa, fazendo um esforo com as mos e ps, atravessou com segurana at a margem mais distante. Ele cruzou para a outra margem, foi mais alm, o brmane est em terra firme.

Eu citei esse smile, bhikkhus, para transmitir uma idia. A idia a seguinte: As quatro cobras venenosas: esse um termo para os quatro grandes elementos o elemento terra, o elemento gua, o elemento fogo, o elemento ar.

Os cinco inimigos assassinos: esse um termo para os cinco agregados influenciados pelo apego; isto , o agregado da forma material influenciado pelo apego, o agregado da sensao influenciado pelo apego, o agregado da percepo influenciado pelo apego, o agregado das formaes influenciado pelo apego, o agregado da conscincia influenciado pelo apego.

O sexto assassino, o companheiro ntimo com a espada na mo: esse um termo para a cobia e prazer.

O vilarejo despovoado: esse um termo para as seis bases dos sentidos internas. Se, bhikkhus, uma pessoa competente, inteligente e sbia examin-las atravs do olho, elas mostram-se vazias e ocas. Se ela examin-las atravs do ouvido ... atravs da mente, estas mostram-se vazias e ocas.

Gangue de malfeitores: esse um termo para as seis bases dos sentidos externas. O olho, bhikkhus, atacado por formas agradveis e desagradveis. O ouvido ... O nariz ... A lngua ... O corpo ... A mente atacada por objetos mentais agradveis e desagradveis.

A grande extenso de gua: esse um termo para as quatro impurezas: os desejos sensuais, o ser/existir, as idias e a ignorncia.

A margem mais prxima, que perigosa e aterrorizante: esse um termo para a identidade.

A margem mais distante, que segura e livre de terror: esse um termo para Nibbana.

A balsa: esse um termo para o Nobre Caminho ctuplo; isto , entendimento correto ... concentrao correta.

Fazer esforo com as mos e ps: esse um termo para a estimulao da energia.

Ele cruzou para a outra margem, foi mais alm, o brmane est em terra firme: esse um termo para o arahant.

 

 


 

Notas:

[1] Veja tambm o conhecido smile da balsa no Alagaddupama Sutta MN 22.13. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.