Samyutta Nikaya XXII.94

Puppha Sutta

Flores

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Em Savatthi. Bhikkhus, eu no disputo com o mundo, o mundo que disputa comigo. Quem fala o Dhamma no disputa com ningum no mundo. Aquilo que os sbios no mundo concordam que no existe, eu tambm digo que isso no existe. E aquilo que os sbios no mundo concordam que existe, eu tambm digo que isso existe. [1]

E o que , bhikkhus, que os sbios no mundo concordam que no existe, e que eu tambm digo no existe? Forma que seja permanente, estvel, eterna, no sujeita a mudanas: isso os sbios no mundo concordam que no existe, e eu tambm digo que no existe. Sensao ... Percepo ... formaes volitivas ... Conscincia que seja permanente, estvel, eterna, no sujeita a mudanas: isso os sbios no mundo concordam que no existe e eu tambm digo que no existe.

Isso, bhikkhus, aquilo que os sbios no mundo concordam que no existe e eu tambm digo que isso no existe.

E o que , bhikkhus, que os sbios no mundo concordam que existe e que eu tambm digo que existe? Forma que seja impermanente, sofrimento e sujeita a mudanas: isso os sbios no mundo concordam que existe, e eu tambm digo que existe. Sensao ... Percepo ... formaes volitivas ... Conscincia que seja impermanente, sofrimento e sujeita a mudanas: isso os sbios no mundo concordam que existe e eu tambm digo que existe.

Isso, bhikkhus, aquilo que os sbios no mundo concordam que existe e eu tambm digo que isso existe.

H, bhikkhus, fenmenos no mundo [2] para os quais o Tathagata despertou e penetrou. Feito isso, ele passou a explic-los, ensin-los, proclam-los, estabelec-los, revel-los, analis-los e elucid-los.

E quais so esses fenmenos no mundo para os quais o Tathagata despertou e penetrou? Forma, bhikkhus, um fenmeno no mundo para o qual o Tathagata despertou e penetrou. Feito isso, ele passou a explic-lo, ensin-lo, proclam-lo, estabelec-lo, revel-lo, analis-lo e elucid-lo. Depois de assim ter sido explicado ... elucidado pelo Tathagata, se algum no compreende e no v, que posso eu fazer em relao a essa pessoa mundana tola, cega e sem viso, que no sabe e que no v?

Sensao ... Percepo ... formaes volitivas ... Conscincia um fenmeno no mundo para o qual o Tathagata despertou e penetrou. Feito isso, ele passou a explic-lo, ensin-lo, proclam-lo, estabelec-lo, revel-lo, analis-lo e elucid-lo. Dspois de assim ter sido assim explicado ... elucidado pelo Tathagata, se algum no compreende e no v, que posso eu fazer em relao a essa pessoa mundana tola, cega e sem viso, que no sabe e que no v?

Bhikkhus, tal como uma flor de ltus azul, vermelha, ou branca, nasce na gua e cresce na gua, mas depois de se elevar acima da gua, ela permanece sem ser maculada pela gua, do mesmo modo, o Tathagata nasceu no mundo e cresceu no mundo, mas depois de superar o mundo, ele permanece sem ser maculado pelo mundo. [3]

 


 

Notas::

[1] Esta poro do sutta oferece um importante contraponto mensagem do Kaccayanagotta Sutta (SN XII.15). Aqui o Buda enfatiza que ele no rejeita todas as propostas ontolgicas, mas apenas aquelas que transcendem as fronteiras daquilo que pode ser experimentado. A afirmao da existncia dos cinco agregados, como um processo impermanente, serve como resposta s teorias ilusionistas que afirmam ser o mundo desprovido de existncia real. [Retorna]

[2] Lokadhamma: os cinco agregados. [Retorna]

[3] Este sutta faz referncia a trs mundos. Quando diz eu no disputo com o mundo a referncia o mundo dos seres, (sattaloka). Fenmenos no mundo o mundo das formaes, (sankharaloka). O Tathagata nasceu no mundo o mundo geogrfico, (okasaloka). [Retorna]

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Revisado: 2 Outubro 2004

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