Samyutta Nikaya XXII.60

Mahali Sutta

Mahali

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Assim ouvi. Certa ocasio o Abenoado estava em Vesali na Grande Floresta no Salo com um pico na cumeeira. Ento o Licchavi Mahali foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo ele sentou a um lado e disse:

"Venervel senhor, Purana Kassapa diz o seguinte: 'No existem causas ou condies para a contaminao dos seres. Os seres so contaminados sem causas ou condies. No h causas ou condies para a purificao dos seres. Os seres so purificados sem causas ou condies.' [1] O que o Abenoado diz a respeito disso?"

"Mahali, h causas ou condies para a contaminao dos seres; os seres so contaminados com causas ou condies. H causas ou condies para a purificao dos seres; os seres so purificados com causas ou condies."

"Mas, venervel senhor, qual a causa ou condio para a contaminao dos seres? Como os seres so contaminados com causas ou condies?"

"Mahali, se esta forma fosse exclusivamente sofrimento, imersa no sofrimento, impregnada de sofrimento, e se ela no estivesse tambm imersa no prazer, os seres no se enamorariam da forma. Mas porque a forma prazerosa, impregnada de prazer, imersa no prazer, e no est apenas imersa no sofrimento, os seres se enamoram da forma. Enamorando-se da forma, os seres so cativados pela forma, e sendo cativados pela forma eles so contaminados. Mahali, essa a causa ou condio para a contaminao dos seres; assim que os seres so contaminados com causas ou condies.

"Mahali, se esta sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia fosse exclusivamente sofrimento, imersa no sofrimento, impregnada de sofrimento, e se ela no estivesse tambm imersa no prazer, os seres no se enamorariam da conscincia. Mas porque a conscincia prazerosa, impregnada de prazer, imersa no prazer, e no est apenas imersa no sofrimento, os seres se enamoram da conscincia. Enamorando-se da conscincia, os seres so cativados pela conscincia, e sendo cativados pela conscincia eles so contaminados. Mahali, essa a causa ou condio para a contaminao dos seres; assim que os seres so contaminados com causas ou condies.

"Mas, venervel senhor, qual a causa ou condio para a purificao dos seres? Como os seres so purificados com causas ou condies?"

"Mahali, se esta forma fosse exclusivamente prazer, imersa no prazer, impregnada de prazer, e se ela no estivesse tambm imersa no sofrimento, os seres no experimentariam o desencantamento da forma. Mas porque a forma sofrimento, impregnada de sofrimento, imersa no sofrimento, e no est apenas imersa no prazer, os seres experimentam o desencantamento da forma. Experimentando o desencantamento da forma, os seres se desapegam da forma, e desapegados da forma eles so purificados. Mahali, essa a causa ou condio para a purificao dos seres; assim que os seres so purificados com causas ou condies.

"Mahali, se esta sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia fosse exclusivamente prazer, imersa no prazer, impregnada de prazer, e se ela no estivesse tambm imersa no sofrimento, os seres no experimentariam o desencantamento da conscincia. Mas porque a conscincia sofrimento, impregnada de sofrimento, imersa no sofrimento, e no est apenas imersa no prazer, os seres experimentam o desencantamento da conscincia. Experimentando o desencantamento da conscincia, os seres se desapegam da conscincia, e desapegados da conscincia eles so purificados. Mahali, essa a causa ou condio para a purificao dos seres; assim que os seres so purificados com causas ou condies."

 


Notas:

[1] No Samaaphala Sutta essa doutrina atribuida a Makkhali Gosala. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Abril 2014

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