Samyutta Nikaya XXII.56

Parivatta Sutta

As Fases dos Agregados

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Em Savatthi. Bhikkhus, existem esses cinco agregados influenciados pelo apego. Quais cinco? A forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensao como um agregado influenciado pelo apego, a percepo como um agregado influenciado pelo apego, as formaes volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a conscincia como um agregado influenciado pelo apego.

Agora, enquanto eu no obtive o conhecimento direto das fases desses cinco agregados influenciados pelo apego, eu no reivindiquei ter despertado para a insupervel perfeita iluminao neste mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta populao com seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e povo. Mas, quando obtive o conhecimento direto de como na verdade so, ento reivindiquei ter despertado para a insupervel perfeita iluminao neste mundo com ... seus prncipes e povo.

E como, bhikkhus, so as quatro fases? Eu obtive o conhecimento direto da forma ... da origem da forma ... da cessao da forma ... do caminho da prtica que conduz cessao da forma.

Eu obtive o conhecimento direto da sensao

Eu obtive o conhecimento direto da percepo...

Eu obtive o conhecimento direto das formaes volitivas

Eu obtive o conhecimento direto da conscincia ... da origem da conscincia ... da cessao da conscincia ... do caminho da prtica que conduz cessao da conscincia.

E o que, bhikkhus, forma? Os quatro grandes elementos, (o elemento terra, o elemento gua, o elemento fogo e o elemento ar), e a forma deles derivada: a isso se denomina forma. Com o surgimento do alimento comida, surge a forma. Cessando o alimento comida, cessa a forma. E exatamente este nobre caminho ctuplo o caminho da prtica que conduz cessao da forma, isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

Todos os brmanes ou contemplativos que, conhecendo assim, de modo direto, a forma, conhecendo assim, de modo direto, a origem da forma, conhecendo assim, de modo direto, a cessao da forma, conhecendo assim, de modo direto o caminho da prtica que conduz cessao da forma, estiverem praticando para o desencantamento, desapego, cessao em relao forma, eles estaro praticando do modo correto. Aqueles que praticam do modo correto esto apoiados com firmeza neste Dhamma e Disciplina. E todos os brmanes ou contemplativos que assim conheceram de modo direto a forma, conheceram de modo direto a origem da forma, conheceram de modo direto a cessao da forma, conheceram de modo direto o caminho da prtica que conduz cessao da forma, esto, por meio do desencantamento, desapego, cessao em relao forma, libertados atravs do desapego, eles esto bem libertados. Aqueles que esto bem libertados esto totalmente consumados. E com relao queles que esto totalmente consumados, no existe ciclo para descrev-los.

E o que, bhikkhus, a sensao? Esses seis grupos de sensaes sensao que nasce do contato no olho, sensao que nasce do contato no ouvido, sensao que nasce do contato no nariz, sensao que nasce do contato na lngua, sensao que nasce do contato no corpo, sensao que nasce do contato na mente: a isso se denomina sensao. Com o surgimento do contato, surge a sensao. Cessando o contato, cessa a sensao. E exatamente este nobre caminho ctuplo o caminho da prtica que conduz cessao da sensao ...

E o que, bhikkhus, a percepo? Esses seis grupos de percepes percepo da forma, percepo do som, percepo do aroma, percepo do sabor, percepo dos tangveis, percepo dos objetos mentais: a isso se denomina percepo. Com o surgimento do contato, surge a percepo. Cessando o contato, cessa a percepo. E exatamente este nobre caminho ctuplo o caminho da prtica que conduz cessao da percepo ...

E o que, bhikkhus, so as formaes volitivas? Esses seis grupos de volies (ou intenes) volies relacionadas s formas, volies relacionadas aos sons, volies relacionadas aos aromas, volies relacionadas aos sabores, volies relacionadas aos tangveis, volies relacionadas aos objetos mentais: a isso se denomina formaes volitivas. Com o surgimento do contato, surgem as formaes volitivas. Cessando o contato, cessam as formaes volitivas. E exatamente este nobre caminho ctuplo o caminho da prtica que conduz cessao das formaes volitivas ...

E o que, bhikkhus, a conscincia? Esses seis grupos de conscincia - conscincia no olho, conscincia no ouvido, conscincia no nariz, conscincia na lngua, conscincia no corpo, conscincia na mente: a isso se denomina conscincia. Com o surgimento da mentalidade-materialidade (nome e forma), surge a conscincia. Cessando a mentalidade-materialidade (nome e forma), cessa a conscincia. E exatamente este nobre caminho ctuplo o caminho da prtica que conduz cessao da conscincia, isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta. 

Todos os brmanes ou contemplativos que, conhecendo assim, de modo direto, a conscincia, conhecendo assim, de modo direto, a origem da conscincia, conhecendo assim, de modo direto, a cessao da conscincia, conhecendo assim, de modo direto o caminho da prtica que conduz cessao da conscincia, estiverem praticando para o desencantamento, desapego, cessao em relao conscincia, eles estaro praticando do modo correto. Aqueles que praticam do modo correto esto apoiados com firmeza neste Dhamma e Disciplina. E todos os brmanes ou contemplativos que assim conheceram de modo direto a conscincia, conheceram de modo direto a origem da conscincia, conheceram de modo direto a cessao da conscincia, conheceram de modo direto o caminho da prtica que conduz cessao da conscincia, esto, por meio do desencantamento, desapego, cessao em relao conscincia, libertados atravs do desapego, eles esto bem libertados. Aqueles que esto bem libertados esto totalmente consumados. E com relao queles que esto totalmente consumados, no existe ciclo para descrev-los.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

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